Time Out Viagem

Contexto

É a nova Barcelona, sem a arrogância.

Localizado na margem sudeste do rio Turia, cujo leito está seco e corta a cidade, a Cidade das Artes e Ciências, ou CAC (Avenida Autopista del Saler 1, 902 100 031, www.cac.es) é um exemplo perfeito do que pode ser feito quando se tem visão cívica (sem falar do pomposo investimento financeiro) e arquitetos talentosos e visionários, como Santiago Calatrava. Dentro da ‘City’ estão o L’Hemisfèric (um planetário, cinema IMAX e projeção a laser na cúpula), um vasto museu de ciência, o jardim botânico L’Umbracle, o parque marinho L’Oceanogràfic e a ópera Palau de les Arts, aberta em outubro de 2006.

Resumindo, o CAC combina educação e entretenimento em um país das maravilhas arquitetônicas. Enquanto o CAC estava sendo construído, a cidade também investiu em uma nova rede metroviária; pediu que Calatrava projetasse a ponte que passa por cima de uma das estações; refez o paisagismo dos jardins e instalou parquinhos ao longo do leito do Turia; e recebeu de braços abertos uma série de projetos artísticos internacionais. O último foco das betoneiras foi a região portuária, recentemente reformada. 

No entanto, você poderia passear pelo grande centro de Valência sem perceber que tudo isso está acontecendo. Caminhe pelo centro a partir do lindo e modernista Mercado Central (Plaza del Mercado 6, 963 829 101, www.mercadocentralvalencia.es ) e você encontrará o prédio gótico do século 15; La Lonja, dois portais de pedra gigantes pertencentes ao muro da cidade antiga; o rebuscado e barroco Palacio del Marqués de Dos Aguas (onde está o Museu Nacional da Cerâmica, C/Poeta Querol 2, 963 516 392, fecha seg); e a catedral da cidade (Plaza de la Reina, 963 918 127).

Essa última foi fundada no século 13 e, ao longo do tempo, conheceu vários estilos arquitetônicos diferentes; contém um cálice que alguns acreditam ter sido usado por Cristo na Última Ceia. A catedral fica ao lado da Miguelete, uma torre de onde se pode ter uma vista panorâmica linda. Se quiser fazer visitas culturais, vá ao IVAM (C/Guillem de Castro 118, 963 863 000, www.ivam.es), um dos mais modernos museus de arte moderna da Espanha e ao Museo de Bellas Artes San Pio V (C/San Pio V 9, 963 605 793, fecha seg), com obras de Goya e El Greco.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois