Toulouse, apelidada de ‘Ville Rose’ por causa de seus prédios cor-de-rosa, fica às margens do rio Garonne e do histórico Canal du Midi, no meio do caminho entre o Mediterrâneo e o Atlântico. O coração da cidade é a enorme Place du Capitole, com suas arcadas. O impressionante e grandioso prédio do Capitole é a sede do governo. Vale a pena entrar, mesmo que seja só para ver as pinturas do século 19 que vão do chão ao teto, inclusive obras de Henri Martin que descrevem a vida toulousiana daquele tempo.
Dentro, o Théâtre du Capitole (05 61 63 1313, www.theatre-du-capitole.org) reabriu suas portas recentemente após longas reformas que resgataram as formas originais dos frisos opulentos e cártulas pintadas. Vire na Rue du Taur para ver o prédio mais bonito da cidade, a Basilique St-Sernin, construída durante três séculos. Românica, com a flecha da torre estilo ‘bolo de casamento’, já foi ponto de referência para peregrinos e por isso acumulou durante os anos várias relíquias religiosas, a maioria delas em exposição.
A sudoeste da basílica está a Toulouse medieval, com várias igrejas de importância histórica, inclusive a gótica Les Jacobins na Rue Lakanal, onde a ordem dominicana foi fundada, e a Notre-Dame-de-la- Daurade, uma miscelânea de estilos vigiado por uma Madonna negra.
O Hôtel de Bernuy, na Rue Gambetta, e o Hôtel d’Assézat (Place d’Assézat, 05 61 12 06 89, www.fondation-bemberg.fr, fecha seg) são casas lindas do século 15; essa última tem obras-primas de Monet, Matisse, Pissarro e Bonnard.
Cruzando a Pont Neuf, a arte moderna tem um abrigo estiloso no Les Abattoirs (76 Allée Charles de Fitte, 05 62 48 58 00, www.lesabattoirs.org, fecha seg). O que mais chama a atenção é o quadro La Dépouille du Minotaure, de Picasso, um marco de 1936. Há exposições interessantes de artefatos faraônicos e chineses durante o verão no Musée Georges Labit (17 rue de Japon, 05 61 22 21 84, fecha ter, grátis 1º dom do mês). A 4,8 km do centro, a enorme Cité de l’Espace (avenue Jean Gonord, 08 20 37 72 23, www.cite-espace.com) é uma impressionante constatação do papel da cidade no contexto do Programa Espacial Europeu. Em 2005 foi inaugurado o.
Astralea’, um planetário de alta tecnologia e um complexo de cinema moderníssimo com uma tela imensa (compre entradas com antecedência na recepção). Tem também exposições interativas e réplicas das estações espaciais Mir e Ariane 5, em tamanho real.
- Informações turísticas: Donjon du Capitole (05 61 11 02 22, www.ot-toulouse.fr).