Time Out Viagem

Contexto

Toulouse não só tem uma herança arquitetônica rica, mas uma veia intelectual.

Toulouse, apelidada de ‘Ville Rose’ por causa de seus prédios cor-de-rosa, fica às margens do rio Garonne e do histórico Canal du Midi, no meio do caminho entre o Mediterrâneo e o Atlântico. O coração da cidade é a enorme Place du Capitole, com suas arcadas. O impressionante e grandioso prédio do Capitole é a sede do governo. Vale a pena entrar, mesmo que seja só para ver as pinturas do século 19 que vão do chão ao teto, inclusive obras de Henri Martin que descrevem a vida toulousiana daquele tempo.

Dentro, o Théâtre du Capitole (05 61 63 1313, www.theatre-du-capitole.org) reabriu suas portas recentemente após longas reformas que resgataram as formas originais dos frisos opulentos e cártulas pintadas. Vire na Rue du Taur para ver o prédio mais bonito da cidade, a Basilique St-Sernin, construída durante três séculos. Românica, com a flecha da torre estilo ‘bolo de casamento’, já foi ponto de referência para peregrinos e por isso acumulou durante os anos várias relíquias religiosas, a maioria delas em exposição.

A sudoeste da basílica está a Toulouse medieval, com várias igrejas de importância histórica, inclusive a gótica Les Jacobins na Rue Lakanal, onde a ordem dominicana foi fundada, e a Notre-Dame-de-la- Daurade, uma miscelânea de estilos vigiado por uma Madonna negra.

O Hôtel de Bernuy, na Rue Gambetta, e o Hôtel d’Assézat (Place d’Assézat, 05 61 12 06 89, www.fondation-bemberg.fr, fecha seg) são casas lindas do século 15; essa última tem obras-primas de Monet, Matisse, Pissarro e Bonnard.

Cruzando a Pont Neuf, a arte moderna tem um abrigo estiloso no Les Abattoirs (76 Allée Charles de Fitte, 05 62 48 58 00, www.lesabattoirs.org, fecha seg). O que mais chama a atenção é o quadro La Dépouille du Minotaure, de Picasso, um marco de 1936. Há exposições interessantes de artefatos faraônicos e chineses durante o verão no Musée Georges Labit (17 rue de Japon, 05 61 22 21 84, fecha ter, grátis 1º dom do mês). A 4,8 km do centro, a enorme Cité de l’Espace (avenue Jean Gonord, 08 20 37 72 23, www.cite-espace.com) é uma impressionante constatação do papel da cidade no contexto do Programa Espacial Europeu. Em 2005 foi inaugurado o.

Astralea’, um planetário de alta tecnologia e um complexo de cinema moderníssimo com uma tela imensa (compre entradas com antecedência na recepção). Tem também exposições interativas e réplicas das estações espaciais Mir e Ariane 5, em tamanho real.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois