Time Out Viagem

Contexto

A cidade medieval mais bonita e melhor preservada do mundo.

No coração da cidade está Campo, uma bonita praça em formato de concha repleta de bons cafés. É aqui que está também o maravilhoso Palazzo Pubblico, onde fica o Museo Civico (057 741 169). Entre as importantes obras de arte estão os vibrantes afrescos de Ambrogio Lorenzetti descrevendo a Allegoria do Bom e do Mau Governo e a sublime Maestà de Simone Martini.

O Palazzo é dominado pela Torre del Mangia, que era a torre mais alta da Itália quando foi finalizada 1348, com 118 metros. Só podem subir os 388 degraus da torre 15 turistas de cada vez; os turistas pintores são recompensados com uma bela vista das redondezas. O Duomo da cidade (Piazza del Duomo, 0577 283 048) foi consagrado em 1179 e sua construção continuou até a crise econômica deflagrada pela Peste Negra. Seu interior é extraordinário. Suas paredes são cobertas por listras horizontais brancas e pretas.

Entre os tesouros está o púlpito entalhado por Nicola Pisano por volta de 1265 e a Libreria Piccolomini construída em 1495 para celebrar a vida de um garoto local, o Papa Pio II. Do lado oposto do Duomo está a Spedale di Santa Maria della Scala (Piazza del Duomo, 0577 224 811), um hospital de peregrinos do século 11 onde foram tratados pacientes até 1980. Uma das antigas alas, a Sala del Pellegrinaio, está coberta com afrescos bonitos do século 15, descrevendo a vida cotidiana do hospital.

Se depois da visita ao Duomo você quiser tranqüilidade, refugie-se no Orto Botanico (Via Mattioli 4, 057 723 2871, fecha sab à tarde e dom), que fica em uma área inclinada entre a Porta Tufi e a Porta San Marco. Caso contrário, pode também ir até os arquivos públicos para ver o Museo delleTavolette di Biccherna (Via Banchi di Sotto 52, 057 724 7145). Se estiver nos seus planos visitar todos os pontos turísticos, vá à bilheteria no Museo Civico que vende o bilhete de ingressos combinados, incluindo a Spedale Santa Maria della Scala.

Além de se encantar com tantas paisagens que parecem ter parado no tempo, uma visita Siena tem outrois tesouros. A região da Toscana abriga algumas das vinículas mais tradicionais do mundo. As suas adegas guardam preciosidades como o Brunello de Montalcino.

• Informações turísticas: Centro Servizi Informazioni Turistiche Siena (APT), Piazza del Campo 56 (057 728 0551, www.terresiena.it).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois