Time Out Viagem

Contexto

Oásis de pensamentos liberais, sofisticação, beleza atemporal e culinária de primeira linha.

O Velho Oeste é considerado domínio dos caubóis, embora tenham sido os garimpeiros, mineiros e o dinheiro dessa nova indústria os responsáveis por transformar São Francisco na mais selvagem das cidades do oeste. Sua reputação irreverente encorajou o surgimento de casas de ópio e bordéis. No entanto, a posição geográfica da cidade também a transformou em um centro de negócios e um ponto de partida para a conquista do resto da América do Norte e a maioria da Ásia – ambições imperiais nunca reconhecidas.

Hoje, passeando pelas ruas da Chinatown, fica muito claro que a cultura asiática faz parte da personalidade da cidade. Pare para ver o Chinese Culture Center (750 Kearny Street, +1 415 986 1822) e faça uma visita guiada. Depois caminhe até a North Beach. A história da Barbary Coast pode ser traçada na Columbus Avenue; qualquer café ou restaurante oferece um bom café e uma gostosa comida italiana.

São Francisco ainda pode ser considerada uma cidade de vanguarda em áreas como tecnologia, culinária e causas progressistas. Antes chamada a ‘Babilônia na Baía’, é agora uma ‘Amsterdã na Baía’. Sua política liberal continua fazendo valer a famosa filosofia do ‘faça o que quiser’, mas o empenho em conservar a individualidade posicionando-se contra os interesses corporativos e de desenvolvimento manteve sua personalidade.

Lugares famosos como a estonteante Golden Gate Bridge e a notória ilha da prisão de Alcatraz (+1 415 705 5555, nps.gov/alcatraz) ganham parceiros como museus de nível internacional, inclusive o incrível DeYoung Museu no Golden Gate Park (50 Hagiwara Tea Garden Drive, +1 415 863 3330, deyoung.famsf.org), o Museu de Arte Moderna (151 Third, +1 415 357 4000, sfmoma.org), o Palace of the Legion of Honor (34th Ave and Clement St, +1 415 863 3330 , legionofhonor.famsf.org) e o Museu de Arte Asiática (200 Larkin St, +1 415 581 3500, asianart.org), que tem uma dos maiores acervos e arte asiática do mundo ocidental.

Ao norte da baía de São Francisco fica o Napa Valley, a mais famosa região de vinícolas da Califórnia. Os 56 km de vales incluem as cidades de Yountville, Oakville, Rutherford, Calistoga, Napa e St Helena. As vinícolas estão muito bem preparadas para receber seus visitantes com belíssimas instalações, tours organizados e muitas lojinhas. É possível conhecer a região a bordo de balões em passeios de e 3 a 4 horas.

História Local
A cidade foi fundada por exploradores espanhóis em meados dos anos 1700, que navegaram pelo Golden Gate, expulsando a população indígena que viveu aqui por centenas de anos. Originalmente um porto pacato chamado Yerba Buena, cresceu rapidamente com a descoberta do ouro aos pés das montanhas da Califórnia nos anos 1840. A população cresceu e a cidade, hoje São Francisco, tornou-se não somente um centro de atos ilícitos, mas também um importante centro comercial.

Informações Úteis

Aeroporto
São Francisco International Airport (SFO) (www.flysfo.com/pt) fica a cerca de 22,5 km ao sul da cidade, em South San Francisco, perto da US 101.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois