Time Out Viagem

Contexto - Santarém

A cidade paraense de Santarém fica na região do Médio Amazonas, e é conhecida por muitos como a "Pérola do Tapajós" . Tudo isso, por causa do espetáculo natural que acontece ali quando as águas barrentas do Amazonas se encontram com as azuis do Tapajós.
A meia hora de Santarém, indo por terra, está a cidade de Alter do Chão, com suas praias de rio e paisagens inóspitas.

Entre setembro e fevereiro é a época seca: a baixa do rio faz aparecer na região quase 2 mil quilômetros de praias de areias claras, banhadas pelo Rio Tapajós. A temperatura da água é agradável e o melhor de tudo: praia de rio não deixa a pele grudando por causa do sal.

Nessa época do ano, a cidade ganha o apelido de "Caribe amazônico". Nos meses restantes, de cheia, a paisagem é outra: o rio encobre suas margens e o passeio aqui é de barco.

Dentre as manifestações culturais está a Festa do Çairé, com características religiosas e folclóricas. Conta-se a lenda do boto, animal que viraria homem e seduziria as mocinhas às margens dos rios.

Quem gosta de aventura deve procurar os jipeiros, que vão atrás de praias desertas e de muita lama.

Com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é possível visitar a Floresta Nacional do Tapajós. A viagem pode ser feita de barco ou de automóvel. E leva algumas horas.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois