A cidade paraense de Santarém fica na região do Médio Amazonas, e é conhecida por muitos como a "Pérola do Tapajós" . Tudo isso, por causa do espetáculo natural que acontece ali quando as águas barrentas do Amazonas se encontram com as azuis do Tapajós.
A meia hora de Santarém, indo por terra, está a cidade de Alter do Chão, com suas praias de rio e paisagens inóspitas.
Entre setembro e fevereiro é a época seca: a baixa do rio faz aparecer na região quase 2 mil quilômetros de praias de areias claras, banhadas pelo Rio Tapajós. A temperatura da água é agradável e o melhor de tudo: praia de rio não deixa a pele grudando por causa do sal.
Nessa época do ano, a cidade ganha o apelido de "Caribe amazônico". Nos meses restantes, de cheia, a paisagem é outra: o rio encobre suas margens e o passeio aqui é de barco.
Dentre as manifestações culturais está a Festa do Çairé, com características religiosas e folclóricas. Conta-se a lenda do boto, animal que viraria homem e seduziria as mocinhas às margens dos rios.
Quem gosta de aventura deve procurar os jipeiros, que vão atrás de praias desertas e de muita lama.
Com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é possível visitar a Floresta Nacional do Tapajós. A viagem pode ser feita de barco ou de automóvel. E leva algumas horas.