Assim como a cultura de Recife tem forte brilho próprio, com o futebol não é diferente. A capital pernambucana se aproxima de São Paulo e do Rio na diversidade de times e rivalidades. Três clubes tradicionais dividem as paixões dos torcedores: o Sport, o Santa Cruz e o Náutico. E quando o assunto é esse trio, a disputa sempre se traduz em números. O torcedor do Sport se gaba de o time ser o maior vencedor da cidade, tendo conquistado dois campeonatos nacionais enfrentando as potências do Sul e Sudeste. Por sua vez, a torcida do Santa Cruz se destaca pela paixão refletida nas médias de público, acima de 30 mil pessoas, mesmo quando o time chegou ao fundo do poço do futebol brasileiro recentemente, jogando pela série D do campeonato nacional. Já os apaixonados pelo Náutico exaltam a condição de hexacampeão estadual e único clube da cidade a se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2013.
Única cidade da região Nordeste a sediar uma partida da Copa de 1950, vale dizer que Recife não será propriamente cidade-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e sim sua vizinha São Lourenço da Mata, município mais pobre na região metropolitana da capital. A nova Arena Pernambuco será palco de um total de oito partidas nas duas copas – e, espera-se, o principal motor do desenvolvimento da região, que conta com um projeto urbano ousado para ser a primeira “cidade inteligente” da América Latina. Durante os eventos da Fifa, Recife tem tudo para confirmar sua vocação histórica: a de receber bem estrangeiros de todas as partes e culturas.
NÁUTICO
Craque histórico: Kuki
Craque do
momento: Elicarlos
Apelido: Timbu, Alvirrubro
Principal título: Hexacampeão estadual (1963-1968)
Curiosidade: Allan Cole, atacante, compositor jamaicano e amigo de Bob Marley, vestiu a camisa do Náutico em 1971 e 1972.
SANTA CRUZ
Craque histórico: Rivaldo
Craque do momento: Dênis Marques
Apelido: Santa, Tricolor,
Cobra Coral
Principal título: Torneio Norte-Nordeste 1967
Curiosidade: Detém a maior invencibilidade jogando em casa do futebol brasileiro (45 partidas sem perder, de 2004 a 2006).
SPORT RECIFE
Craque histórico: Ademir de Menezes
Craque do
momento: Roger
Apelido: Leão, Rubro-negro
Principal título: Campeão Brasileiro em 1987
Curiosidade: Pelé chegou a ser oferecido por empréstimo ao clube em 1957, mas a proposta foi recusada por
ele ser novo e desconhecido.
NOME Arena Pernambuco
CAPACIDADE 46.100
LOCALIZAÇÃO Município de São Lourenço da Mata