Time Out Viagem

Futebol

Palco de oito jogos nas copas de 2013 e 2014 e com três times que dividem a paixão dos torcedores, Recife tem um futebol vibrante.

Assim como a cultura de Recife tem forte brilho próprio, com o futebol não é diferente. A capital pernambucana se aproxima de São Paulo e do Rio na diversidade de times e rivalidades. Três clubes tradicionais dividem as paixões dos torcedores: o Sport, o Santa Cruz e o Náutico. E quando o assunto é esse trio, a disputa sempre se traduz em números. O torcedor do Sport se gaba de o time ser o maior vencedor da cidade, tendo conquistado dois campeonatos nacionais enfrentando as potências do Sul e Sudeste. Por sua vez, a torcida do Santa Cruz se destaca pela paixão refletida nas médias de público, acima de 30 mil pessoas, mesmo quando o time chegou ao fundo do poço do futebol brasileiro recentemente, jogando pela série D do campeonato nacional. Já os apaixonados pelo Náutico exaltam a condição de hexacampeão estadual e único clube da cidade a se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2013.

Única cidade da região Nordeste a sediar uma partida da Copa de 1950, vale dizer que Recife não será propriamente cidade-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e sim sua vizinha São Lourenço da Mata, município mais pobre na região metropolitana da capital. A nova Arena Pernambuco será palco de um total de oito partidas nas duas copas – e, espera-se, o principal motor do desenvolvimento da região, que conta com um projeto urbano ousado para ser a primeira “cidade inteligente” da América Latina. Durante os eventos da Fifa, Recife tem tudo para confirmar sua vocação histórica: a de receber bem estrangeiros de todas as partes e culturas.


HERÓIS LOCAIS / O ESTÁDIO


HERÓIS LOCAIS

NÁUTICO
Craque histórico: Kuki
Craque do
momento: Elicarlos
Apelido: Timbu, Alvirrubro
Principal título: Hexacampeão estadual (1963-1968)
Curiosidade: Allan Cole, atacante, compositor jamaicano e amigo de Bob Marley, vestiu a camisa do Náutico em 1971 e 1972.

SANTA CRUZ
Craque histórico: Rivaldo
Craque do momento: Dênis Marques
Apelido: Santa, Tricolor,
Cobra Coral
Principal título: Torneio Norte-Nordeste 1967
Curiosidade: Detém a maior invencibilidade jogando em casa do futebol brasileiro (45 partidas sem perder, de 2004 a 2006).

SPORT RECIFE
Craque histórico: Ademir de Menezes
Craque do
momento: Roger
Apelido: Leão, Rubro-negro
Principal título: Campeão Brasileiro em 1987
Curiosidade: Pelé chegou a ser oferecido por empréstimo ao clube em 1957, mas a proposta foi recusada por
ele ser novo e desconhecido.


O ESTÁDIO

NOME Arena Pernambuco
CAPACIDADE 46.100
LOCALIZAÇÃO Município de São Lourenço da Mata


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois