Cheia de lugares encantadores, a maioria deles eclesiásticos, Oviedo é pequena e pode ser facilmente percorrida a pé em uma tarde. Houve pouca mudança na sua planta medieval e a cidade antiga para pedestres, El Antigua, foi planejada, tendo três principais vias paralelas: a C/Cimadevilla, que vira C/Rúa e depois C/San Juan; a C/Mon, que vira C/Santa Ana e depois C/Aguila; e C/San José, que vira C/San Vincente. Na entrada original de Oviedo, a nordesde do centro, está a Igreja San Julian de los Prados (C/Segal), com três naves, hoje Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por sua coleção de arte pré-românica e pelos lindos afrescos nas paredes.
A Catedral, com uma única torre gótica, impera sobre a Plaza de Alfonso II, o Casto. Sua arquitetura incorpora o estilo pré-românico, românico e gótico e tem um dos mais bonitos altares da Espanha. A praça também é vigiada por outros monumentos notáveis, tais como, a Capela Balesquida do século 12 e o Palacio de la Rúa, que data do século 15 e sobreviveu ao grande incêndio que queimou a maior parte da cidade em 1522.
Passando pelas praças cheias de árvores de magnólias, pode-se ter uma melhor visão da catedral pela C/Mon, a caminho da Plaza de la Constitución, onde você pode ver a Câmara Municipal, a Igreja de San Isodoro e as ruínas da antiga muralha da cidade. Saindo pela esquina sudoeste da praça, você chega ao mercado, que é um verdadeiro alvoroço a cada manhã. Há também comércio na encantadora Plaza del Fontán, com seus pórticos (qui, sab, dom de manhã).
• Informações turísticas: C/Marques de Santa Cruz S/N (985 227 586, www.infoasturias.com, www.oviedo.es).