Time Out Viagem

Contexto

Uma rica combinação de história, arquitetura e praia.

Malta é a maior ilha do arquipélago maltês, seguida da charmosa Gozo e da pequena Comino. Gozo é famosa por seus lugares de mergulho – considerados um dos melhores do Mediterrâneo – e por seus sítios neolíticos. Esses, junto com os encontrados em Malta, estão entre as estruturas de pedra mais antigas do mundo, construídas entre 3600 a.C. e 2500 a.C., consideradas pelo UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade.

A cidade de Paola, no subúrbio, também é Patrimônio da UNESCO graças ao Hal Saflieni Hypogeum, uma estrutura subterrânea enorme que foi escavada no período neolítico. São três níveis de paredes, câmaras de sepultamento e passagens. É aconselhável reservar com antecedência (Burial Street, Paola, 21 825 579, www.heritagemaltashop.com); a última visita é às 16h.

A capital de Malta é Valletta – também classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial –, o coração administrativo e comercial do arquipélago. Construída pelos Cavaleiros de St John para se defenderem dos saracenos, essa extraordinária cidade brilha em contraste com as claras águas do Grande Porto.

Reserve um tempo para passear pelas ruas, antes de ver os artefatos pré-históricos do Museu Nacional de Arqueologia (Auberge de Provence, Republic Street, 21 221 623); e o Museu Nacional de Belas Artes (South Street, 21 225 769, www.heritagemaltashop.com), montado na sede do Tribunal da Marinha inglesa. O acervo está composto de quadros de artistas malteses e italianos, do século 15 em diante. Ao lado está a St John’s Cathedral (St John’s Street, 21 225 639), construída em 1573. Sua fachada não é decorada, mas seu interior é uma obra de arte barroca, onde está a obra de Caravaggio, A Decapitação de São João Batista, no oratório.

No centro de Malta, predomina a cidade murada de Mdina, capital da ilha até 1570. A nobreza de Malta ainda vive ali, e algumas até abriram cafés e restaurantes em suas casas. As águas de Malta são claras, quentes e ideais para esportes náuticos; muitos gostam de nadar, velejar, praticar o mergulho, tanto para iniciantes quanto para profissionais).

Informações turísticas: Valletta (Freedom Square, 21 237 747, www.visitmalta.com).


Arredores

Há balsas freqüentes para a Sicília (21 318 854, www.virtuferries.com).


Informações úteis

Aeroporto

O Aeroporto de Malta fica em Luqa, 4,8 km ao sul de Valletta. O ônibus nº 8, para a cidade, passa a cada 20min (15 min de viagem) e cobra um preço irrisório. A corrida de táxi custa cerca de Mtl10.

Ônibus

Há ônibus em Malta e Gozo (Comino é tão pequena que não tem nem estradas); o ônibus parte do terminal da cidade de Valletta (bilhete Mtl1,50, 1 dia; Mtl6, 7 dias, www.atp.com.mt).

Balsas

As balsas Marsamxett Ferries (23 463 333, Mtl0.40, ida) faz o trajeto entre Valletta e Sliema.

Táxi

Wembley Motors (21 374 141).

DDI: + 356.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois