Time Out Viagem

Informações úteis

Como se locomover na cidade.


Andar a pé

A melhor forma de visitar Londres é a pé, mas a cidade é complicada no seu planejamento urbano – até os moradores andam com mapas. No final do livro há um mapa do centro de Londres, com lugares importantes claramente marcados, mas o guia A–Z, da Geographers, e o London Street Atlas, da Collins, são complementos úteis. Há indicações para planejamento de trajetos no link www.tfl.gov.uk.


Ajuda aos viajantes

Especializada em viajantes independentes, a Trailfinders (European travel 0845 050 5945, vôos internacionais 0845 058 5858, trailfinders.com) tem várias filiais na capital, inclusive uma na filial da Waterstone’s, em Piccadilly.

The Excess Baggage Company

4 Hannah Close, Great Central Way, Wembley, NW10 0UX. (0800 783 1085/ excessbaggage.com). Cc. AmEx, MC, V.
Esta empresa embarca mercadoreias para mais de 300 países e territórios em todo o mundo, inclusive Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, desde uma simples mala a mudanças completas. Os preços são razoáveis e inclui caixas e outros materiais de embalagem.


Transporte público

Informação

Detalhes sobre horários de transporte público e outras informações estão disponíveis no Transport for London (7222 1234, tfl.gov.uk). Reclamações ou comentários sobre o transporte podem ser feitos no London TravelWatch (7505 9000).

Travel Information Centres

TfL’s Travel Information Centres têm mapas e informações sobre o metrô, ônibus e Docklands Light Railway. Você pode encontrá-lo nas estações listadas abaixo. Ligue 7222 1234 para mais informações. Heathrow Airport Terminals 1, 2 & 3, estação de metrô 6h30/22h.

  • Liverpool Street 2ª-sáb., 7h15/21h; dom., 8h15/20h.
  • Victoria 2ª-sáb., 7h15/21h; dom., 8h15/20h.

Tarifas & bilhetes

O bilhete unitário por trajeto serve para as zonas 1-6 do metrô. Os bilhetes do metrô e do DLR são baseados num sistema de seis zonas, extendendo-se por 19,2 km fora do centro de Londres. Quem for pego sem um bilhete válido ou cartão Oyster deverá pagar uma multa no ato.

Oyster card

O cartão Oyster é a forma mais barata de andar de ônibus, metrô e DLR. É um cartão-inteligente pré-pago que você pode carregar em estações de metrô, nos London Travel Information Centres, algumas estações nacionais de trem e em bancas. Os cartões Oyster agilizam a passagem pelas catracas do metrô, já que basta aproximá-los de um leitor especial amarelo.

Você também pode carregar seu Oyster com Travelcards e Bus Passes de sete dias, mensal ou por um período maior (inclusive anual). Para mais detalhes, acesse tfl.gov.uk/oyster.

1-Day Family Travelcards

Até quatro menores de 11 anos podem viajar de graça de metrô (2ª-6ª, a partir das 9h30, sábado, domingo e feriado o dia todo) desde que acompanhado por adulto pagante. Outros quatro podem viajar com adulto pagando uma pequena taxa (com Day Travelcard) nos mesmos horários.

3-Day Travelcards

Se você planeja passar alguns dias na cidade, compre um 3-Day Travelcard. A versão para viagens fora do horário de pico por três dias pode ser usada a partir das 9h30, de segunda a sexta, o dia todo sábado, domingo e feriados até antes das 4h30 da manhã do dia seguinte da data de vencimento. A versão do horário de pico para três dias vale para segunda a sexta, a partir do primeiro dia válido, e para qualquer trajeto antes das 4h30 da madrugada do dia seguinte da data de vencimento.

Crianças

Menores de 14 viajam de graça em ônibus ou bonde sem ter que provar a idade. Com 14 ou 15 anos pode-se também viajar de graça, mas é preciso obter um cartão com foto Oyster para menores de 16. Para detalhes, acesse tfl.gov.uk/fares ou ligue 0845 330 9876. Menores de 11 também podem viajar de graça no metrô e DLR.

Entre 11 e 15 anos é preciso um cartão Oyster com foto para andar de metrô ou DLR ou para comprar Travelcard de 7-Day, mensal ou de maior duração; e entre 11 e 15 anos se for usar o trem de/para Wimbledon.

Cartão com foto (Photocards)

Não são necessários para adultos com 7-Day Travelcards, Bus Passes ou qualquer Travelcard ou Bus Pass cobrados no cartão Oyster. Para detalhes de como conseguir cartões Oyster com foto para menores de 14, entre 14-15 ou 16-17 acesse tfl.gov.uk/fares ou ligue 0845 330 9876.


Metrô de Londres

Os atrasos são comuns. As escadas rolantes param com freqüência. Algumas linhas fecham no fim de semana para manutenção. É quente, cheira mal e fica lotado nos horários de pico (de 2ª-6ª, das 8h/9h30 e das 4h30/19h). No entanto, a rede de metrô, conhecida como ‘the tube’, é a forma mais rápida de se locomover em Londres. Para comentários e reclamações, telefone para o LU Customer Services, 0845 330 9880 (8h/20h).

Usando o metrô

Você pode comprar um cartão Oyster no site tfl.gov.uk/oyster ou pelo telefone 0870 849 9999, nas estações de metrô, nos centros de informação London Travel, em algumas estaçãoes do National Rail e nas bancas. Os bilhetes unitários ou diários podem ser comprados nas bilheterias ou nas máquinas automáticas. Pode-se adquirir a maioria dos bilhetes e cartões Oyster nas máquinas na maioria das estações. As bilheterias em algumas estações fecham mais cedo (cerca de 19h30); é bom ter seu Oyster carregado para evitar ser barrado.

Para entrar e sair do metrô usando o cartão Oyster, basta encostá-lo no sensor amarelo para a catraca se abrir. Não esqueça de passar o cartão no leitor também quando sair; se não o fizer, pagará uma tarifa mais alta na próxima vez que usá-lo para entrar em qualquer estação.

Para entrar usando um bilhete em papel, coloque-o na catraca com a tarja magnética virada para baixo, tirando-a em seguida para abrir a catacra. Na saída o procedimento é igual; se seu bilhete foi unitário, ele será retido na catraca. Há 12 linhas de metrô, identificadas por cor no mapa.

Horários do metrô

Os trens do metrô funcionam a partir das 5h30 (exceto domingo, quando começa uma ou duas horas mais tarde, dependendo da linha). A única exceção é no Natal, quando o metrô não opera. Normalmente a espera não ultrapassa dez minutos e nos horários de pico os trens passam a cada dois ou três minutos. O horário dos últimos trens varia, sendo normalmente entre 23h30/1h todos os dias, exceto domingo, quando encerra 30 minutos ou uma hora mais cedo. Exceto na noite de reveillon, quando o metrô funciona a noite toda, o único meio de transporte que funciona sem parar é o ônibus.

Docklands Light Railway (DLR)

Os trens DLR (7363 9700, tfl.gov.uk/dlr) vão de Bank (onde se conectam com as linhas do sistema de metrô Central e Waterloo & City) ou Tower Gateway, perto do metrô Tower Hill (linhas Circle District). No Westferry DLR a linha se divide a leste e sul via Island Gardens até Greenwich e Lewisham; uma baldeação em Poplar o leva a norte de Stratford. A linha leste se bifurca após Canning Town para Beckton ou London City Airport. Os trens circulam de segunda a sábado, das 5h30 às 0h30, e domingo das 7h às 23h30. 


Ônibus

Nos últimos anos, centenas de ônibus novos entraram em circulação na rede quando o antigo Routemasters foi aposentado. Todos os ônibus têm dois andares e são acessíveis a cadeirantes e passageiros com carrinhos de bebê. As únicas exceções são as rotas Heritage números 9 e 15, servidas pelos famosos ônibus Routemaster abertos em cima.

A introdução de ‘bendy buses’ com múltiplas entradas e o fato de você precisar ter em mãos o bilhete ou passe válido antes de entrar agilizou o embarque de passageiros no ponto. Os inspetores entram aleatoriamente nos ônibus para controle; podem multá-lo se não tiver o bilhete válido. Você pode comprar um bilhete (ou 1-Day Bus Pass) nas máquinas nos pontos, mas elas estão quebradas com freqüência, o que é frustrante. Melhor viajar munido de um cartão Oyster ou outro passe.

Carnê econômico de ônibus

Um carnê com seis bilhetes econômicos (‘Saver’) está disponível em algumas bancas e bilheterias de estações de metrô. Não podem ser usados nos bondes.

Ônibus noturno

Muitos ônibus funcionam 24h por dia, sete dias por semana. Há ônibus noturnos especiais, com prefixo ‘N’ antes do número da rota, que opera das 23h/6h. A maioria passa a cada 15/30 minutos, mas alguns circulam a cada 10. Tarifas para as viagens noturnas e diurnas são iguais. Os Travelcards e Bus Passes podem ser usados nos ônibus noturnos, sem tarifa extra – até 4h30 da manhã do dia seguinte da data de validade. Os cartões Oyster pré-pagos e os carnês econômicos também valem nos ônibus noturnos.

Ônibus Green Line

Os ônibus Green Line (0870 608 7261, greenline.co.uk) servem o subúrbio e cidades no raio de 64 km de Londres. A principal estação fica em frente à Victoria Coach Station (164 Buckingham Palace Road, Victoria, SW1W 9TP; Mº/trem Victoria), e tem serviço 24h.


Serviços de trem

Serviços independentes de trem saem das principais estações ferroviárias da cidade. Os Travelcards são válidos para esse serviço nas zonas específicas. O mais usado é o Silverlink (0845 601 4867, silverlink-trains.com; ou National Rail Enquiries, 0845 748 4950), que vai de Richmond no sudoeste, passa pelo norte de Londres até Stratford, a leste. Os trens passam a cada 20 minutos diariamente, exceto domingo, quando passam a cada 30. Para achados e perdidos.


Bonde

O serviço de bondes opera entre Beckenham, Croydon, Addington e Wimbledon no sul de Londres. Os Travelcards incluem zonas 3, 4, 5 ou 6 e todos os Bus Passes podem ser usados.


Transporte aquático

Os horários dos serviços aquáticos em Londres variam, mas a maioria opera entre 20 minutos e uma hora, das 10h30 às 17h. No verão, são mais freqüentes e operam até mais tarde. Ligue para as operadores ou acesse tfl.gov.uk. Thames Clippers (thamesclippers.com) tem um confiável serviço de barcos; embarque em Embankment, Blackfriars, Bankside (para o Globe), London Bridge e Tower Pier. 


Táxis

Táxis negros

Os táxis licenciados de Londres são conhecidos como ‘black cabs’ – mesmo se tiverem outra cor – e são figuras muito características da vida londrina. Os motoristas precisam ser aprovados em um teste chamado ‘o Conhecimento’ para provar que conhecem todas as ruas do centro de Londres e as rotas mais rápidas.

Se um táxi laranja com o sinal ‘For Hire’ aceso passar, pode fazer sinal para chamá-lo. Se ele parar, o motorista deve levá-lo ao seu destino, desde que seja dentro do raio de 11 km. É difícil encontrar táxi livre, principalmente depois do fechamento dos pubs. As tarifas são um pouco mais altas depois das 20h durante a semana, e o dia todo no fim de semana.

Marque um táxi com antecedência. O Radio Taxis (7272 0272) e Dial-a-Cab (7253 5000; só cartão de crédito) têm serviço 24 horas. Mande suas dúvidas e reclamações para o Public Carriage Office – para tanto, anote a placa do táxi.

Public Carriage Office

15 Penton Street, Islington, N1 9PU (0845 602 7000/ tfl.gov.uk/pco). Aberto 2ª-6ª, 9h/20h.

Mini-táxis

Mini-táxis são normalmente mais baratos que os táxis negros. Mas use somente os licenciados (procure o disco amarelo nos vidros da frente e de trás) e evite pegar um deles na rua – esses não têm licença, nem seguro e podem ser perigosos. Felizmente há diversas empresas confiáveis e licenciadas de mini-cabs. Entre elas estão Lady Cabs (7272 3300), que só emprega motoristas mulheres, e a Addison Lee (7387 8888).


Toalete

Há pouquíssimos banheiros públicos em Londres e nos pubs e restaurantes são de uso exclusivo dos clientes. No entanto, todas as principais ferroviárias e algumas estações de metrô – Piccadilly Circus, por exemplo – possuem banheiros públicos (paga-se uma pequena taxa). As lojas de departamento normalmente têm banheiros gratuitos e os museus (a maioria não cobra mais entrada) geralmente têm boas instalações. À noite, fica ainda pior. Durante alguns anos havia mictórios em Westminster (ficavam nas ruas), mas não há muitas opções para mulheres. As cabines automáticas operadas com moedas podem ser sua única alternativa.

Escrito por Time Out Viagem editors
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