Time Out Viagem

Atrações

Como conhecer a ‘Big Smoke’ sem se assustar com o seu tamanho.

Londres é um lugar maravilhoso para se visitar, mas o seu tamanho pode assustar os novatos. No entanto, é fácil circular pela cidade: basta entender sua geografia e o funcionamento do transporte público.

Circulando

O metrô é a maneira mais prática de movimentar-se pela cidade e, no centro de Londres, raramente você está longe de uma estação. O serviço é constante e, fora do horário de pico, você normalmente consegue se sentar. Combine as viagens de metrô com o ônibus para conhecer mais da topografia de Londres – há mapas das linhas de ônibus em muitas das grandes estações de metrô e no Britain & London Visitor Centre, na Lower Regent Street. Embora os maravilhosos ônibus antigos Routemaster não estejam mais operando, há duas Heritage Routes para os turistas: Grande ônibus vermelho. É interessante introduzir o barco no seu trajeto.

Panorama

The South Bank é, obviamente a margem sul do Tâmisa, mas não é tão óbvio que seja o centro das artes cênicas do país. Bankside, a leste de South Bank e em frente à City, ganhou importância recentemente com a inauguração da Tate Modern. Na histórica City, as lembranças da Londres em ruínas se mesclam com a indústria financeira de hoje. As regiões ao norte e a leste daqui, os antigos redutos industriais de Shoreditch e Hoxton, são conhecidas pela vida noturna e galerias.

Seguindo para oeste, era em Clerkenwell que se fazia o serviço sujo durante a Idade Média; agora o bairro tem um dos melhores restaurantes e gastropubs de Londres, enquanto o Holborn é o bairro jurídico. É também onde a City se encontra com o ‘West End’, que os americanos chamam de ‘Downtown’. O coração do West End é o Soho, que – apesar de não corresponder à sua reputação suspeita – é diversão acima de tudo.

Ao norte está o literário Bloomsbury, com o British Museum; o Fitzrovia, com suas inúmeras agências de propaganda e mídia e lugares bacanas para comer e beber; e a região da moda, o King’s Cross, com a British Library e o terminal do Eurostar, o St Pancras International. A leste do Soho está o genuíno imã dos turistas, o Covent Garden, com seu mercado e Piazza e o fantástico Transport Museum.

Ao sul do Soho está Chinatown e a lotada Leicester Square, ideal para comprar ingressos de teatro pela metade do preço e assistir aos filmes vencedores de bilheteria. Ao sul também está o centro oficial de Londres, a Trafalgar Square, e o centro político da Grã-Bretanha, Westminster. Na fronteira do poder está o lindo St James’s Park, de frente para o Buckingham Palace, e ao norte o aristocrático St James’s, separado da também aristocrática e exclusiva região de Mayfair pela Piccadilly.

A Piccadilly segue na direção oeste do Piccadilly Circus até o Hyde Park Corner e Knightsbridge, onde estão as lojas de grife (e a Harrods). As privilegiadas regiões de Chelsea e South Kensington, onde estão os três grandes museus vitorianos de Londres, ficam ao sul e sudoeste de Knightsbridge.

Questões Práticas

Para evitar filas e multidões, siga nossas dicas e evite os fins de semana – assim como os transportes públicos nos horários e pico (2ª-6ª, por volta das 8-9h30/16h30-19h). Muitas atrações são gratuitas - todos os grandes museus, por exemplo. Então, mesmo com orçamento curto, você pode visitar vários pontos turísticos pelo preço de uma passagem de ônibus. O London Pass (londonpass.com) dá acesso pré-pago a mais de 50 atrações; se não estiver preparado para visitar diversos lugares em um só dia, por quatro ou cinco dias, o investimento não valerá a pena – mas você pode furar a fila com o passe em alguns lugares, como na superpopular Torre de Londres.

Alguns lugares fecham mais de uma hora antes do horário oficial e mencionamos isso no guia. Algumas atrações mais modestas podem fechar antes do horário quando o movimento estiver fraco e algumas fecham o dia todo em feriados (principalmente Natal e Páscoa) – ligue antes para confirmar.


Borough

Mº Borough ou Southwark / Mº-trem London Bridge
Da Clink Street sai uma rua que corta em direção ao interior, marcando a fronteira do bairro de Borough. O marco aqui é a catedral anglicana Southwark Cathedral, antiga St Saviour’s e antes ainda a igreja monástica de St Mary Overie. O irmão de Shakespeare, Edmund, foi enterrado no seu pátio e lá dentro há um monumento ao dramaturgo. Ao sul da catedral está o Borough Market, um movimentado mercado de comida que data do século 13. Vende para atacadistas durante quase toda a semana, mas nas quintas, sextas e sábados é o melhor mercado de comidas de Londres. Há diversas opções excelentes de comida debaixo e ao redor de seus arcos de tijolos. Há também diversos bons pubs inclusive o famoso Market Porter (9 Stoney Street, 7407 2495) e Globe (8 Bedale Street, 7407 0043), que aparece bastante nos filmes de Bridget Jones – seu apartamento para solteiros fica em cima do pub, prédio que deve desaparecer por causa da expansão do viaduto ferroviário. Não muito longe dali, na 77 Borough High Street, está o George (7407 2056), a última estalagem sobrevivente em Londres, onde Dickens se hospedava sempre.


Brick Lane

Mº Aldgate East
Ironia das ironias: a simplória e antiga Brick Lane é mundialmente famosa pelos seus curries (atualmente há um restaurante Brick Lane em Manhattan e uma rua em Dacca com o mesmo nome). Mas embora tenha melhorado a reputação, a qualidade caiu um pouco. O fato é que os doces bengali vendidos ali são maravilhosos (dê um pulo no Madhubon Sweet Centre, nº42, para prová-los) e há mercados de todo tipo. 


British Museum

Great Russell Street, WC1B 3DG (7323 8000/ recorded information 7323-8783/ thebritishmuseum.ac.uk). Mº Russell Square ou Tottenham Court Road. Aberto Galerias 2ª-4ª, sáb., dom., 10h/17h30; 5ª, 6ª, 10h/20h30. Great Court 2ª-4ª, dom., 9h/18h; 5ª-sáb., 9h/23h. Visitas especiais (90 min) 10h30, 13h, 15h. Visitas Eye opener (50 min) telepone para detalhes. Entrada grátis; doações bem-vindas. Exposições temporárias preço varia. Cc. (loja) DC, MC, V
A atração oficial mais popular de Londres, o museu é uma maravilha neoclássica construída em 1847 por Robert Smirke, um dos pioneiros do estilo grego revival. Também impressionante é o Great Court com teto de vidro de Sir Norman Foster, inaugurado em 2000 e hoje aclamado como ‘o maior espaço público coberto da Europa’. Este marco de £100 milhões rodeia a Sala de Leitura (o Reading Room era usado pela British Library até ser transferida para o King’s Cross) onde Marx, Lenin, Thackeray, Dickens, Hardy e Yeats já trabalharam. Entre os destaques estão os artefatos do Egito Antigo – a Pedra de Roseta, as estátuas dos faraós, múmias – e antiguidades gregas, como os frisos de mármore do Parthenon conhecidos como Elgin Marbles. A galeria celta tem o Homem de Lindow, morto em 300 a.C. e preservado em trufa. A Wellcome Gallery of Ethnography tem uma estátua da Ilha de Páscoa e relíquias das viagens do Capitão Cook.


St Paul’s Cathedral

Ludgate Hill, EC4M 8AD (7236 4128/ stpauls.co.uk). Mº St Paul’s. Aberto 2ª-sáb., 8h30/16h. Galerias & cripta 2ª-sáb., 9h30/16h.. Pode fechar em eventos especiais; verifique antes. Visitas à catedral & cripta 2ª-sáb., 11h, 11h30, 13h30, 14h. Cc. (loja) AmEx, MC, V
Três séculos se passaram e nada alterou a magnitude da mais famosa catedral de Londres. Na última década, os restauradores retiraram grande parte da sujeira vitoriana das paredes e a extravagante fachada principal parece tão brilhante hoje como deve ter sido na sua inauguração em 1708. Se você olhar para o sul da St Paul’s, você verá a fonte de fuligem que sujava a pedra Portland – a usina de energia movida a carvão, hoje sede da Tate Modern. Ironicamente, a construção da St Paul’s foi viabilizada pelo imposto cobrado sobre o carvão que entrava no porto de Londres.


Wellcome Collection

183 Euston Road, NW1 2BE (7611 2222/ wellcomecollection.org). Mº Euston Square /Mº-trem Euston. Aberto 3ª, 4ª, 6ª, sáb., 10h/18h; 5ª, 10h/22h; dom., 11h/18h. Biblioteca 2ª, 4ª, 6ª, 10h/18h; 3ª, 5ª, 10h/20h; ´sab., 10h/16h. Entrada grátis
Um novato na cidade que não queira ir a museus suntuosos e imponentes tem como opção a Wellcome Collection, com propósito bem diferente. O fundador, Sir Henry Wellcome, farmacêutico e empreendedor pioneiro do século 19, juntou uma coleção enorme e idiossincrática de artefatos, implementos e curiosidades da área médica. Os itens fascinantes e normalmente pavorosos – de delicados entalhes em marfim de mulheres grávidas a lâminas usadas de guilhotina, de cadeiras de tortura à escova de dente de Napoleão – formam o coração da exposição. Mas o museu tem muito mais.


Dalí Universe

County Hall Gallery, County Hall, Riverside Building, Queen’s Walk, SE1 7PB (7620 2720/ thedaliuniverse.com). Mº Westminster/Mº-trem Waterloo. Aberto 2ª-5ª, sáb., 9h30/19h; 6ª, 9h30/20h. 
Obras famosas como o sofá Lábios de Mae West e o quadro Spellbound engrandecem a exposição principal, com curadoria de Benjamin Levi, amigo de longa data de Dalí. Há esculturas, aquarelas (inclusive suas cartas de tarô), gravuras raras e litogravuras, todas explorando seus temas favoritos: Sonhos e Fantasia, Feminilidade e Sensualidade e Religião e Mitologia. Não deixe de ver também a interessante série das cenas bíblicas do católico, convertido a ateu, convertido a católico. A galeria também tem trabalhos de artistas novos.


British Airways London Eye

Riverside Building, perto do County Hall, Westminster Bridge Road, SE1 7PB (0870 500 0600/ londoneye.com). Mº Westminster/Mº-trem Waterloo. Abrerto out-mai, 10h/20h. Jun-set, 10h/21h. Cc. AmEx, MC, V
É difícil acreditar que essa roda gigante tenha sido originalmente projetada para girar majestosamente ao lado do Tâmisa por apenas cinco anos: ficou tão famosa que ninguém quis tirá-la de lá e agora está programada para girar por mais 20 anos. O gigante de 135 m, com 32 cápsulas de vidro, cada uma com capacidade para 25 pessoas, proporciona vistas espetaculares do coração de Londres e arredores.

Um ‘vôo’ dura meia hora – tempo suficiente para espiar os bastidores do jardim da rainha e acompanhar o prateado Tâmisa. Algumas pessoas reservam com antecedência (embora o tempo seja sempre imprevisível), mas você pode comprar ingresso na hora. Os vôos noturnos são mais brilhantes, por assim dizer, e é possível até casar-se a bordo. No verão, as filas são longas e a segurança, reforçada.


Tower of London (Torre de Londres)

Mº Tower Hill / DLR Tower Gateway
Marcando a extremidade leste da City, a Tower of London era o palácio dos reis e rainhas medievais ingleses. Sede das Jóias da Coroa e da Armaria Real, é uma das mais procuradas atrações turísticas da Grã-Bretanha, lotada de turistas todos os dias. Lá dentro há famosos tesouros de estado, salas reais reconstituídas, o lugar onde duas esposas de Henrique VIII foram decapitadas e a Bloody Tower, onde Sir Walter Raleigh foi preso e o príncipe Eduardo V e Ricardo foram brutalmente assassinados, presumidamente sob as ordens de Ricardo III.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois