Londres é um lugar maravilhoso para se visitar, mas o seu tamanho pode assustar os novatos. No entanto, é fácil circular pela cidade: basta entender sua geografia e o funcionamento do transporte público.
Circulando
O metrô é a maneira mais prática de movimentar-se pela cidade e, no centro de Londres, raramente você está longe de uma estação. O serviço é constante e, fora do horário de pico, você normalmente consegue se sentar. Combine as viagens de metrô com o ônibus para conhecer mais da topografia de Londres – há mapas das linhas de ônibus em muitas das grandes estações de metrô e no Britain & London Visitor Centre, na Lower Regent Street. Embora os maravilhosos ônibus antigos Routemaster não estejam mais operando, há duas Heritage Routes para os turistas: Grande ônibus vermelho. É interessante introduzir o barco no seu trajeto.
Panorama
The South Bank é, obviamente a margem sul do Tâmisa, mas não é tão óbvio que seja o centro das artes cênicas do país. Bankside, a leste de South Bank e em frente à City, ganhou importância recentemente com a inauguração da Tate Modern. Na histórica City, as lembranças da Londres em ruínas se mesclam com a indústria financeira de hoje. As regiões ao norte e a leste daqui, os antigos redutos industriais de Shoreditch e Hoxton, são conhecidas pela vida noturna e galerias.
Seguindo para oeste, era em Clerkenwell que se fazia o serviço sujo durante a Idade Média; agora o bairro tem um dos melhores restaurantes e gastropubs de Londres, enquanto o Holborn é o bairro jurídico. É também onde a City se encontra com o ‘West End’, que os americanos chamam de ‘Downtown’. O coração do West End é o Soho, que – apesar de não corresponder à sua reputação suspeita – é diversão acima de tudo.
Ao norte está o literário Bloomsbury, com o British Museum; o Fitzrovia, com suas inúmeras agências de propaganda e mídia e lugares bacanas para comer e beber; e a região da moda, o King’s Cross, com a British Library e o terminal do Eurostar, o St Pancras International. A leste do Soho está o genuíno imã dos turistas, o Covent Garden, com seu mercado e Piazza e o fantástico Transport Museum.
Ao sul do Soho está Chinatown e a lotada Leicester Square, ideal para comprar ingressos de teatro pela metade do preço e assistir aos filmes vencedores de bilheteria. Ao sul também está o centro oficial de Londres, a Trafalgar Square, e o centro político da Grã-Bretanha, Westminster. Na fronteira do poder está o lindo St James’s Park, de frente para o Buckingham Palace, e ao norte o aristocrático St James’s, separado da também aristocrática e exclusiva região de Mayfair pela Piccadilly.
A Piccadilly segue na direção oeste do Piccadilly Circus até o Hyde Park Corner e Knightsbridge, onde estão as lojas de grife (e a Harrods). As privilegiadas regiões de Chelsea e South Kensington, onde estão os três grandes museus vitorianos de Londres, ficam ao sul e sudoeste de Knightsbridge.
Questões Práticas
Para evitar filas e multidões, siga nossas dicas e evite os fins de semana – assim como os transportes públicos nos horários e pico (2ª-6ª, por volta das 8-9h30/16h30-19h). Muitas atrações são gratuitas - todos os grandes museus, por exemplo. Então, mesmo com orçamento curto, você pode visitar vários pontos turísticos pelo preço de uma passagem de ônibus. O London Pass (londonpass.com) dá acesso pré-pago a mais de 50 atrações; se não estiver preparado para visitar diversos lugares em um só dia, por quatro ou cinco dias, o investimento não valerá a pena – mas você pode furar a fila com o passe em alguns lugares, como na superpopular Torre de Londres.
Alguns lugares fecham mais de uma hora antes do horário oficial e mencionamos isso no guia. Algumas atrações mais modestas podem fechar antes do horário quando o movimento estiver fraco e algumas fecham o dia todo em feriados (principalmente Natal e Páscoa) – ligue antes para confirmar.
Borough
Mº Borough ou Southwark / Mº-trem London Bridge
Da Clink Street sai uma rua que corta em direção ao interior, marcando a fronteira do bairro de Borough. O marco aqui é a catedral anglicana Southwark Cathedral, antiga St Saviour’s e antes ainda a igreja monástica de St Mary Overie. O irmão de Shakespeare, Edmund, foi enterrado no seu pátio e lá dentro há um monumento ao dramaturgo. Ao sul da catedral está o Borough Market, um movimentado mercado de comida que data do século 13. Vende para atacadistas durante quase toda a semana, mas nas quintas, sextas e sábados é o melhor mercado de comidas de Londres. Há diversas opções excelentes de comida debaixo e ao redor de seus arcos de tijolos. Há também diversos bons pubs inclusive o famoso Market Porter (9 Stoney Street, 7407 2495) e Globe (8 Bedale Street, 7407 0043), que aparece bastante nos filmes de Bridget Jones – seu apartamento para solteiros fica em cima do pub, prédio que deve desaparecer por causa da expansão do viaduto ferroviário. Não muito longe dali, na 77 Borough High Street, está o George (7407 2056), a última estalagem sobrevivente em Londres, onde Dickens se hospedava sempre.
Brick Lane
Mº Aldgate East
Ironia das ironias: a simplória e antiga Brick Lane é mundialmente famosa pelos seus curries (atualmente há um restaurante Brick Lane em Manhattan e uma rua em Dacca com o mesmo nome). Mas embora tenha melhorado a reputação, a qualidade caiu um pouco. O fato é que os doces bengali vendidos ali são maravilhosos (dê um pulo no Madhubon Sweet Centre, nº42, para prová-los) e há mercados de todo tipo.
British Museum
Great Russell Street, WC1B 3DG (7323 8000/ recorded information 7323-8783/ thebritishmuseum.ac.uk). Mº Russell Square ou Tottenham Court Road. Aberto Galerias 2ª-4ª, sáb., dom., 10h/17h30; 5ª, 6ª, 10h/20h30. Great Court 2ª-4ª, dom., 9h/18h; 5ª-sáb., 9h/23h. Visitas especiais (90 min) 10h30, 13h, 15h. Visitas Eye opener (50 min) telepone para detalhes. Entrada grátis; doações bem-vindas. Exposições temporárias preço varia. Cc. (loja) DC, MC, V
A atração oficial mais popular de Londres, o museu é uma maravilha neoclássica construída em 1847 por Robert Smirke, um dos pioneiros do estilo grego revival. Também impressionante é o Great Court com teto de vidro de Sir Norman Foster, inaugurado em 2000 e hoje aclamado como ‘o maior espaço público coberto da Europa’. Este marco de £100 milhões rodeia a Sala de Leitura (o Reading Room era usado pela British Library até ser transferida para o King’s Cross) onde Marx, Lenin, Thackeray, Dickens, Hardy e Yeats já trabalharam. Entre os destaques estão os artefatos do Egito Antigo – a Pedra de Roseta, as estátuas dos faraós, múmias – e antiguidades gregas, como os frisos de mármore do Parthenon conhecidos como Elgin Marbles. A galeria celta tem o Homem de Lindow, morto em 300 a.C. e preservado em trufa. A Wellcome Gallery of Ethnography tem uma estátua da Ilha de Páscoa e relíquias das viagens do Capitão Cook.
St Paul’s Cathedral
Ludgate Hill, EC4M 8AD (7236 4128/ stpauls.co.uk). Mº St Paul’s. Aberto 2ª-sáb., 8h30/16h. Galerias & cripta 2ª-sáb., 9h30/16h.. Pode fechar em eventos especiais; verifique antes. Visitas à catedral & cripta 2ª-sáb., 11h, 11h30, 13h30, 14h. Cc. (loja) AmEx, MC, V
Três séculos se passaram e nada alterou a magnitude da mais famosa catedral de Londres. Na última década, os restauradores retiraram grande parte da sujeira vitoriana das paredes e a extravagante fachada principal parece tão brilhante hoje como deve ter sido na sua inauguração em 1708. Se você olhar para o sul da St Paul’s, você verá a fonte de fuligem que sujava a pedra Portland – a usina de energia movida a carvão, hoje sede da Tate Modern. Ironicamente, a construção da St Paul’s foi viabilizada pelo imposto cobrado sobre o carvão que entrava no porto de Londres.
Wellcome Collection
183 Euston Road, NW1 2BE (7611 2222/ wellcomecollection.org). Mº Euston Square /Mº-trem Euston. Aberto 3ª, 4ª, 6ª, sáb., 10h/18h; 5ª, 10h/22h; dom., 11h/18h. Biblioteca 2ª, 4ª, 6ª, 10h/18h; 3ª, 5ª, 10h/20h; ´sab., 10h/16h. Entrada grátis
Um novato na cidade que não queira ir a museus suntuosos e imponentes tem como opção a Wellcome Collection, com propósito bem diferente. O fundador, Sir Henry Wellcome, farmacêutico e empreendedor pioneiro do século 19, juntou uma coleção enorme e idiossincrática de artefatos, implementos e curiosidades da área médica. Os itens fascinantes e normalmente pavorosos – de delicados entalhes em marfim de mulheres grávidas a lâminas usadas de guilhotina, de cadeiras de tortura à escova de dente de Napoleão – formam o coração da exposição. Mas o museu tem muito mais.
Dalí Universe
County Hall Gallery, County Hall, Riverside Building, Queen’s Walk, SE1 7PB (7620 2720/ thedaliuniverse.com). Mº Westminster/Mº-trem Waterloo. Aberto 2ª-5ª, sáb., 9h30/19h; 6ª, 9h30/20h.
Obras famosas como o sofá Lábios de Mae West e o quadro Spellbound engrandecem a exposição principal, com curadoria de Benjamin Levi, amigo de longa data de Dalí. Há esculturas, aquarelas (inclusive suas cartas de tarô), gravuras raras e litogravuras, todas explorando seus temas favoritos: Sonhos e Fantasia, Feminilidade e Sensualidade e Religião e Mitologia. Não deixe de ver também a interessante série das cenas bíblicas do católico, convertido a ateu, convertido a católico. A galeria também tem trabalhos de artistas novos.
British Airways London Eye
Riverside Building, perto do County Hall, Westminster Bridge Road, SE1 7PB (0870 500 0600/ londoneye.com). Mº Westminster/Mº-trem Waterloo. Abrerto out-mai, 10h/20h. Jun-set, 10h/21h. Cc. AmEx, MC, V
É difícil acreditar que essa roda gigante tenha sido originalmente projetada para girar majestosamente ao lado do Tâmisa por apenas cinco anos: ficou tão famosa que ninguém quis tirá-la de lá e agora está programada para girar por mais 20 anos. O gigante de 135 m, com 32 cápsulas de vidro, cada uma com capacidade para 25 pessoas, proporciona vistas espetaculares do coração de Londres e arredores.
Um ‘vôo’ dura meia hora – tempo suficiente para espiar os bastidores do jardim da rainha e acompanhar o prateado Tâmisa. Algumas pessoas reservam com antecedência (embora o tempo seja sempre imprevisível), mas você pode comprar ingresso na hora. Os vôos noturnos são mais brilhantes, por assim dizer, e é possível até casar-se a bordo. No verão, as filas são longas e a segurança, reforçada.
Tower of London (Torre de Londres)
Mº Tower Hill / DLR Tower Gateway
Marcando a extremidade leste da City, a Tower of London era o palácio dos reis e rainhas medievais ingleses. Sede das Jóias da Coroa e da Armaria Real, é uma das mais procuradas atrações turísticas da Grã-Bretanha, lotada de turistas todos os dias. Lá dentro há famosos tesouros de estado, salas reais reconstituídas, o lugar onde duas esposas de Henrique VIII foram decapitadas e a Bloody Tower, onde Sir Walter Raleigh foi preso e o príncipe Eduardo V e Ricardo foram brutalmente assassinados, presumidamente sob as ordens de Ricardo III.