Time Out Viagem

Divirta-se

O que é diversão para eles.

As Festas dos Santos Populares equivalem às festas juninas brasileiras, que acontecem nos dias dos ‘santos populares’ – Antônio, João e Pedro. No Dia de Santo Antônio, padroeiro dos amantes, comemorado em 13 de junho, admiradores secretos se presenteiam com potes de manjericão e poemas melosos colados a um cravo de papel. No Porto, na véspera do dia de São João (24 de junho), desconhecidos batem na sua cabeça com martelos gigantes de plástico ou colocam vários dentes de alho embaixo do seu nariz.

Em Lisboa, a tarde de 12 de junho testemunha o casamento dos Noivos de Santo Antônio, em que 13 casais sortudos se casam com todas as despesas pagas pela Câmara Municipal. Nesse mesmo dia, um desfile colorido, as Marchas Populares, desce a Avenida da Liberdade; cada bairro contribui com um grupo vestido com fantasias, que canta uma composição escrita especialmente para a competição.

Após as marchas, na noite de 12 de junho, os lisboetas fazem um arraial, uma festa de rua em que são servidas sardinhas e sangria para todos. No Alfama, provavelmente você terá que pegar fila para conseguir sentar, uma vez que a região fica lotada até o nascer do sol. Outros bairros populares, como o Mandragoa, podem ser divertidos também e são menos tumultuados.

Na tarde seguinte, o feriado nacional do Dia de Santo Antônio, acontece uma procissão da Igreja de Santo Antônio até a Catedral da Sé.

Mas ainda não acabou. Durante o mês de junho, os arraiais acontecem nos bairros da cidade em uma cronologia confusa, e a Câmara organiza vários shows gratuitos no centro, em Monsanto ou Belém.

Para mais informações, visite a página www.egeac.pt ou pegue um folheto em cafés, hotéis e postos turísticos.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois