Time Out Viagem

Compras

Mercados, vendedores ambulantes, shoppings – e comida, muita comida.

A vida comercial da Capital está nos mercados (ou tianguis) e nos vendedores ambulantes que gritam pelas ruas – suas barracas improvisadas estão sempre à vista, embora não haja mais tantas quanto havia até alguns anos atrás, principalmente no Centro Histórico. Desde 1994, com o lançamento do Nafta (o acordo de livre comércio da América do Norte), os dias de economia fechada se foram – quando os adolescentes mexicanos tinham que implorar por tênis da moda a seus parentes norte-americanos.

Mas quem espera encontrar mercadorias internacionais baratas em grandes lojas ficará decepcionado: aqui, paga-se muito por qualquer coisa estrangeira, seja do Nafta ou não. E aparelhos eletrônicos não são um bom investimento. As lojas costumam funcionar das 9h às 19h, mas shopping centers e lojas de departamento geralmente abrem mais cedo e fecham mais tarde. Leve sempre uma identidade com foto para poder usar o cartão de crédito.


Onde comprar

Polanco
Maisons de grifes internacionais ficam na Avenida Presidente Masaryk, onde as senhoras elegantes do DF fazem compras e almoçam.

Roma e Condesa

Jovens estilistas e designers se instalam nos bairros de Roma e Condesa para fazerem nome no mundo da moda descolada, dos acessórios incomuns e dos objets d’art. Os estilos retrô dominam por aqui, mas você também encontra opões mais sutis e minimalistas em moda e decoração.

Centro

Como na maioria das cidades latinoamericanas, as áreas comerciais tradicionais da Cidade do México são organizadas por especialidade. Trechos de ruas do Centro são dedicados a artigos esportivos (Venustiano Carranza), papelaria (Mesones), autopeças e mecânica (Versalles) e utensílios de cozinha (Artículo 123). Você ouvirá o barulho da Calle Bolívar a quarteirões de distância; suas diversas lojas de instrumentos musicais atraem grupos de adolescentes e músicos. Caçadores de antiguidades devem fazer uma visita ao mercado de pulgas La Lagunilla.

Santa Fe

Consumidores mais abastados vão ao sofisticado bairro de Santa Fe por sua mistura de lojas fashion, salões de beleza e shoppings no estilo norte-americano.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois