Time Out Viagem

Onde Comer

Das iguarias pré-colombianas à gastronomia molecular, a cidade tem de tudo.

Complexa, colorida e com uma variedade extraordinária de receitas e ingredientes, a gastronomia da Cidade do México acaba colocando outras tradições culinárias mexicanas em segundo plano. Os tacos são uma obsessão nacional, e você não pode deixar de experimentá-los – pode ser o clássico taco al pastor, feito com carne de porco assada; ou o taco de camarão e peixe, comum no almoço; ou mesmo os exóticos tacos de cabeza, feitos com partes da cabeça do boi, cebola picada, coentro e molho picante. Para comida de rua, uma boa pedida são as barraquinhas de taco nos pontos mais bem frequentados.

No entanto, para garantir tacos realmente bons, as dicas são El Huequito, El Farolito, El Califa e Supertacos Chupacabras. Você também pode ir para o outro espectro da gastronomia do Distrito Federal. Vale a pena se dar ao luxo de provar um menu-degustação no Jaso, no Biko ou no Pujol, com ou sem vinho para acompanhar. Não sai barato, mas os preços não diferem muito de um jantar num bom restaurante japonês ou indiano.

A comparação, aliás, não é descabida: é uma comida criativa e bem realizada, produzida por chefs de nível internacional e com bom currículo. Não se surpreenda caso se sinta muito solitário no jantar, pois o almoço é a principal refeição na Cidade do México – e costuma ser um longo horário de lazer. Para aproveitar o que há de melhor na cidade, vale a pena se adaptar aos horários locais e se refestelar no almoço, deixando a noite para um lanche mais leve.

Como qualquer outra metrópole deste porte, o Distrito Federal tem restaurantes que servem comida de todos os cantos do mundo. No geral, porém, a melhor mesmo é a culinária mexicana, o que inclui comida do país inteiro. Experimente os sabores de Yucatán no Coox Hanal ou no Xel-Ha, e as especialidades de Oaxaca no La Bella Lula.

É sempre bom ligar antes se pretende ir a um restaurante mais longe. Isto porque os estabelecimentos no México nem sempre estão funcionando, e mesmo os lugares mais bacanas podem ser clausurados (fechados) de uma hora para outra. Por exemplo: o Aguilla y Sol, uma das casas gourmet mais badaladas da cidade, estava fechado quando este guia foi escrito, e parecia não ter perspectivas de reabrir.


La Casa de las Sirenas

Guatemala 32 (5704 3345/5704 3273/ www.lacasadelassirenas.com.mx). Metrô Zócalo L2. Aberto 2ª a sáb., 11h-23h; dom., 11h-18h. Prato principal MX$250-$350. Cc AmEx, MC, V.
Há muitos restaurantes de cobertura com vistas melhores no Centro, mas, mesmo dando para as costas da catedral de Zólaco, o Casa de las Sirenas continua sendo um lugar espetacular e o melhor de todos no que se refere a comida (ainda que um pouco cara). O terraço sombreado é ideal para um almoço longo e agradável, e o atendimento é eficaz sem ser apressado. Além disso, a boa seleção de aperitivos, sopas, saladas e entradas é muito saborosa, lançando mão de receitas tradicionais e ingredientes de altíssima qualidade. As sobremesas incomuns também valem as calorias a mais. À tarde, o ambiente tem música não muito alta e tortilhas feitas na hora. Você certamente comerá na companhia de gringos (o menu e os funcionários são bilíngues), mas a clientela de moradores locais abastados mostra que não é uma arapuca para turistas.


Plaza Mayor

16 de Septiembre 82 (1083 7700/ www.granhotelciudaddemexico.com.mx). Metrô Zócalo L2. Aberto 2ª a 6ª, 13h-23h; sáb. e dom., 9h-18h. Prato principal MX$180-$280. Cc AmEx, MC, V
Admirar a abóbada composta de vitrais sobre o salão deste prédio do século 19 ajuda a esquecermos que o Plaza Mayor precisa de uma reforma geral. Uma vez dentro do restaurante, no entanto, a longevidade do lugar ganha um significado diferente, com as delicadas tostadas de jaiba (salada de caranguejo fresco servida com tortilhas crocantes) resumindo a haute cuisine a la mexicana do Plaza Mayor. Se frutos do mar o apetecerem (e a Cidade do México é famosa por este tipo de comida), peça o generoso filé de atum com creme de chile poblano e arroz selvagem, ou escolha um dos filés. O delicioso pastel de chocolate, balanceado com calda cremosa de morango, é ótimo para encerrar a refeição. Depois, vá ao terraço para um café ou licor e para apreciar vistas espetaculares de Zócalo. Venha para o almoço ou nas noites de quinta e sexta-feira, a não ser que goste de comer sozinho.


Sanborns

Casa de los Azulejos, Francisco I Madero 4 (5510 1331/ www.sanborns.com.mx). Metrô Bellas Artes L2. Aberto diariamente, 7h-1h. Prato principal MX$106-$124. Cc AmEx, MC, V
No coração da histórica Casa de los Azulejos, esta unidade do restaurante Sanborns é a primeira e a melhor, localizada em um cenário grandioso que destoa um pouco do cardápio mexicano simples. Mas é ótimo, uma vez que isso significa que o almoço aqui tem preços muito razoáveis. Faça sua escolha entre pratos clássicos como chiles recheados, enchiladas ou molletes. Ou então venha para o café da manhã antes de pegar o trem turístico. Os tetos são altíssimos, e há detalhes arquitetônicos lindos em cada canto, como colunas elegantes e uma galeria no andar de cima, com um mural imenso numa parede – outro, assinado por José Clemente Orozco, fica na escadaria que leva ao primeiro andar. Se estiver com o estômago um pouco fragilizado (e, nesta cidade, não é improvável), a canja de galinha com arroz é uma ótima pedida, e é servida em qualquer filial do Sanborns.


El Jardín del Pulpo

Mercado Coyoacán, Malintzin 89 L24 y 25 (5339 5132). Metrô Coyoacán L3. Aberto diariamente, 10h-18h. Prato principal MX$70-$180. Não aceita cartão
Neste restaurante descontraído e sem frescuras, que fica dentro do mercado do bairro, os clientes se sentam lado a lado em longas mesas de madeira para devorar pratos de pulpo a la diabla (polvo apimentado) e huachinango al mojo de ajo (um pargo inteiro grelhado e cheio de alho). As especialidades incluem sopa de mariscos e tostadas feitas com combinações de siri ou peixe. O coquetel de camarão é bem gostoso, mas é melhor pedir que peguem leve no ketchup.


El Cardenal

Calle Palma 23 (5521 8815/5521 8816/www.restauranteelcardenal.com). Metrô Zócalo L2. Aberto diariamente, 8h-18h30. Prato principal MX$120- $350. Cc AmEx, MC, V
Um dos poucos bons restaurantes da Capital dedicados a retomar e melhorar o antigo repertório gastronômico mexicano, El Cardenal enfatiza os ingredientes frescos, com menus que variam de acordo com a época do ano. Em setembro, por exemplo, experimente o prato emblemático da independência mexicana, chiles en nogada (chili recheado com carne de porco com molho cremoso de nozes). No café da manhã, prove o chocolate quente e o pan dulce (bolo de frutas) artesanais. Localizado em um sobrado de estilo francês do século 19, este restaurante é uma das duas unidades da rede – e ambas estão entre os preferidos dos moradores locais. A outra unidade fica no Sheraton Centro Histórico.


Coox Hanal

Isabel la Católica 83, 2º andar (5709 3613). Metrô Isabel la Católica L1. Aberto diariamente, 10h30-18h30. Prato principal MX$25-$140. Cc MC, V
As famílias mexicanas enlouquecem com as delícias do Coox Hanal (pronuncia-se ‘coch ranal’). Especializado na cozinha da península de Yucatán, vale a caminhada de cinco quadras ao sul de Zócalo (fica em cima de um bar de sinuca). A sopa de lima (sopa de frango com limão) é altamente recomendada, assim como os pratos de taco – entre eles, os tacos de cochinita pibil (carne de porco marinada e cítrica, assada, tingida de vermelho com sementes de urucum). A comida é um pouco gordurosa, mas as fatias de cebola roxa em conserva ajudam a equilibrar, enquanto os molhos picantes esquentam o clima. A atmosfera festiva domina os fins de semana, com apresentações de música e dança tradicionais de sexta-feira a domingo.


Don Chon

Regina 160 (5542 0873/ www.restaurantechon.com). Metrô Pino Suárez L1. Aberto 2ª a sáb., 13h-18h30. Prato principal MX$200-$500. Cc MC, V
Apesar de não ser bonito, o cardápio com maravilhosos pratos pré-colombianos fez do Don Chon um dos principais restaurantes da cidade. Iguarias exóticas que misturam o passado e o presente gastronômicos do México incluem tacos de escamoles a la mantequilla (tacos de ovos de formiga salteados), cocodrilo en mole verde (crocodilo com molho mole verde) e crisantemos (crisântemos com atum e molho doce de manga). A carne de crocodilo, cujo sabor fica entre a de porco e a de peru, é enfeitada com um molho picante delicioso, e os ovos de formiga, ricos em proteína e bem salgadinhos, ficam surpreendentemente gostosos como recheio de uma tortilha servida com uma porção generosa de guacamole. Os gusanos de maguey (vermes que se desenvolvem dentro da planta da qual a tequila é feita), fritos e crocantes, não são para os mais fracos, e tentar fazê-los descer garganta abaixo com a ‘bebida dos deuses’, o viscoso pulque pré-hispânico, com certeza não ajuda. Se quiser ficar num terreno mais seguro, o Don Chon mantém uma boa seleção de vinhos mexicanos e importados.


Al Andaluz

Mesones 171 (5522 2528). Metrô Pino Suárez L1, L2. Aberto diariamente, 9h-18h. Prato principal MX$150-$250. Cc AmEx, MC, V
Al Andaluz é um oásis de tranquilidade nesta movimentada rua comercial. Situado em uma casa do século 17, este restaurante árabe é um verdadeiro achado na Cidade do México. A Capital tem uma grande comunidade libanesa, mas a maioria dos restaurantes árabes acabou ‘mexicanizando’ seus cardápios. Al Andaluz não é um deles. O plato libanés, bom para dividir, é na verdade uma seleção de pratos regionais, como o tabule com muita salsinha e suco de limão. Os vegetarianos podem experimentar uma variedade de pratos de berinjela e uma garbanza molida (homus) perfeita. Termine com baklava e o potente café libanês, que pode ser amargo (sem açúcar) ou dulce (com açúcar). Peça uma mesa na varanda sobre o jardim verdejante e aproveite o narguilé com tabaco aromatizado de baunilha, cereja ou maçã.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois