Time Out Viagem

Contexto

A história hanseática está concentrada na cidade velha.

É na cidade antiga, quase toda com ruas para pedestres, que estão as principais atrações de Bremen: a história hanseática.

Seu importante status medieval está estampado nos grandes prédios públicos ao redor da praça central, a Markt. Fundado por Carlos Magno em 787 e associada ao poderoso cartel mercantil marítimo Hansa, em 1358, Bremen explodiu como uma Cidade Imperial Livre a partir de 1646.

Faça um tour por Bremen e visite a impressionante Prefeitura, a Rathaus (Am Markt, 01805 101 030), com suas pinturas, suas pedras e o trabalho renascentista na madeira. Você vai entender ainda mais do legado de Bremen quando fizer uma visita guiada (particular) por sua adega, a maior da Alemanha, com 650 variedades nacionais que datam de 1727.

Os restaurantes Ratskeller e o gourmet L’Orchidée na Rathaus têm a mesma reputação histórica. Do lado de fora, tão antiga quanto a adega (1404), fica a estátua do sobrinho de Carlos Magno, Roland, em homenagem à “total liberdade”; uma mais moderna, ali perto, ilustra um conto folclórico dos Irmãos Grimm, outros lendários personagens locais.

Os cartões postais mostrando a pirâmide com um galo em cima de um gato, um cachorro e um jumento são mais comuns do que a imagem das torres gêmeas da catedral Dom St. Petri, recém-restaurada. Eles são vendidos em muitas lojas de souvenirs nos bairros de pescadores e artesãos (the Schnoorviertel), entre a catedral e o rio.

A maior parte da cidade antiga, uma pequena faixa de terra na bifurcação do Weser, foi bombardeada durante a guerra (surpreendentemente o Rathaus ficou intacto). No entanto, a reconstrução aqui foi mais generosa do que em Frankfurt, por exemplo, e suas estreitas ruas de pedras parecem autênticas.

A Obernstrasse, que corta o bairro, é servida pela linha de bonde e conta com diversas livrarias e lojas de roupas. Passando os limites verdes da cidade, onde antes havia muros da cidade antiga, o bonde segue para leste e passa pela maior atração cultural de Bremen, o Kunsthalle (Am Wall 207, 329 080, www.kunsthalle-bremen.de, fechado seg). É palco de exposições temporárias de prestígio e tem uma coleção permanente de peças de Delacroix, Dürer, Rubens e Van Dick. Outro bonde vai para leste e pára no Oster torviertel, conhecido simplesmente como das Vier tel, o bairro dos bares de Bremen.

A outra grande atração da cidade fica ao norte da cidade antiga, no quarteirão da universidade. É o Universum Science Center (Wiener Strasse 2, 33460, www.universum-bremen.de), um centro científico em formato de ovo (e decorado na Páscoa com um enorme arco-íris) que conta a história da humanidade, da Terra e do espaço com exposições interativas (interessantes também para crianças), incluindo um confortável retorno ao útero materno e uma desnorteada viagem pelo Big Bang.


Arredores

No verão, os barcos deslizam até o concorrido porto de Bremerhaven, no Mar do Norte (www.bremerhaven.de). Antigamente, havia milhões de alemães no ponto de embarqe, todos em busca das Américas. Hoje, o local abriga um bom museu marítimo e calçadões em frente à orla.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois