Time Out Viagem

Os canais

A maioriam dos cafés e lojas concentram-se nos canais.

Os Canais

Singel era o fosso da cidade medieval. Outros canais – Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht – que seguem seu curso fizeram parte de um plano de revitalização para os ricos, durante a Era Dourada. Os canais e ruas de ligação, originalmente para operários e artesãos, reúnem a maioria dos cafés e lojas. Canais menores que valem a pena visitar incluem o Leliegracht, Bloemgracht, Egelantiersgracht, Spiegelgracht e Brouwersgracht.

Para facilitar a consulta, separamos as atrações dos canais em duas partes: o Western Canal Belt (cinturão de canais a oeste, entre Singel e Prinsengracht, sul de Brouwersgracht, norte e oeste de Leidsegracht); e o Southern Canal Belt (entre Singel e Prinsengracht, seguindo de Leidsegracht a sudeste, rumo a Amstel).


Western Canal Belt

Atravesse o Singel pela Wijde Heisteeg, e diante de você, na Herengracht, verá o Bijbels Museum (Museu da Bíblia). Caminhando para o sul, fica o Instituto Holandês de Documentação de Guerra (Herengracht 380, 523 3800, www.niod.nl), que preserva o diário de Anne Frank, doado por seu pai, Otto. Siga ao norte e chegará a uma jóia arquitetônica que hoje abriga o Theater Instituut. Para dar uma olhada no interior de um prédio do século 17, vá ao Tassenmuseum (Herengracht 573). Subindo para a Keizersgracht, fica a igualmente épica sede da fundação de fotografia Huis Marseille.

Prinsengracht é seguramente o mais charmoso dos canais. Fachadas pomposas são suavizadas pela sombra das árvores, cafés acolhedores e algumas das casas flutuantes de Amsterdã. Há também algumas lojas boas; mais ao norte, as Negen Straatjes (Nove Ruas), que ligam Prinsengracht, Keizersgracht e Herengracht, oferecem uma variedade de lojas especializadas que valem a visita.

No caminho para Prinsengracht, você verá a grande torre do Westerkerk, com 375 anos de idade. Trata-se da maior estrutura desta parte da cidade e, se você se animar a subir, terá uma vista sobre o Anne Frank Huis. Fãs de René Descartes podem prestar sua homenagem na casa do filósofo, virando a esquina, na Westermarkt 6.


Southern Canal Belt

O Cinturão de Canais Sul ostenta duas praças principais: a Rembrandtplein e a Leidseplein. A Rembrandtplein é assumidamente cafona e abriga as casas de strip-tease, modernos estabelecimentos de peepshow e cafés desinteressantes. Há poucas excessões à aparência enganosa que domina a região – lugares como o grandioso café De Kroon (nº 17), o art déco Schiller (nº 26) e a eclética obra-prima de HL de Jong, o Pathé Tuschinski, na Reguliersbreestraat. Perto dali fica também o mercado flutuante de flores, no trecho sul do Singel (o Bloemenmarkt). Da praça, caminhe em direção ao sul pela rua Utrechtsestraat, com suas lojas e restaurantes, ou explore os interessantes Reguliersgracht e Amstelveld. Independentemente de qual escolher, você poderá cruzar o Herengracht.

Primeiro canal a ser escavado nos dias de glória, o Herengracht atraiu os mais ricos mercadores e continua abrigando as mais exageradas casas dos canais de Amsterdã. Mas é no trecho construído entre a Leidsestraat e a Vijzelstraat, conhecido como Curva Dourada, que as coisas realmente saem do controle. Virando a esquina na Vijzelstraat fica o imponente prédio Gebouw de Bazel, desde 2007 o novo lar do arquivo municipal. Perto dali, na Keizersgracht, fica o museu de fotografia Foam.

Leidseplein, acessado pela Leidsestraat, sempre cheia de gente e bondes, ou pela Nieuwe Spiegelstraat, cheia de galerias, é o centro turístico de Amsterdã. É cheio de foliões bebendo em cafés térreos e é visualmente dominado pela Stadsschouwburg, além de muitos cinemas, teatros e restaurantes. A Max Euweplein oferece uma rota pelos terrenos mais verdejantes do Vondelpark.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois