Zaragoza vai ter mais uma grande mudança de perfil em 2008, quando sediar a Expo (www.zaragozaexpo2008.es) – um simpósio internacional sobre a água com duração de três meses. Na prancheta estão: o enorme parque das instalações da Expo 2008 a noroeste do centro, às margens do rio Ebro, numa parte antes subdesenvolvida da cidade; a construção de uma modesta linha de metrô; e melhorias perto do aeroporto.
Até lá, o foco da cidade ainda é a Plaza de Pilar, uma grande praça (na verdade três praças juntas) na margem do rio, onde estão praticamente todos os pontos turísticos da cidade antiga. Os monumentos contam a história de Zaragoza, desde o Museu do Fórum Romano Cesaraugusta (Plaza de la Seo 2, 976 399 752, fecha seg) ao Mudéjar La Seo cathedral (Plaza de la Seo s/n, 976 291 231, fecha seg), da bolsa de mercadorias renascentista de La Lonja, a alguns modernos santuários como a fonte Hispanidad.
O maior e mais emblemático de tudo é a Basílica de Nuestra Señora del Pilar (976 397 497), um dos monumentos religiosos mais reverenciados de toda a Espanha. No final da rua de pedestres Calle Alfonso I, está a grande basílica. Seu exterior parece uma mesquita otomana com os domos e minaretes claros. Dentro, as cúpulas e afrescos foram pintados pelo lendário Goya, natural da cidade, além dos magníficos alabastros de Damián Forment atrás do altar.
No topo do pilar principal está a Virgem Maria. Dizem que ela apareceu para o apóstolo Santiago. Formam-se imensas filas na porta para adorar a pequena peça com aros de bronze. A principal atração de Zaragoza é a Aljafería (C/de los Diputados s/n, 976 289 683, fecha ter), que fica numa bonita área verde a oeste do centro da cidade. Esse antigo palácio mouro tem uma mesquita e uma sala real de igual beleza e complexidade de decoração.
Os entusiastas de Goya devem visitar o Museo Camón Aznar de Ibercaja (C/Espoz y Mina 23, 976 397 328, fecha seg), onde estão as imagens que compôs da corajosa e sangrenta batalha de Zaragoza durante as guerras Napoleônicas.
- Informações turísticas: Plaza del Pilar s/n (976 393 537, www.turismozaragoza.es).