Time Out Viagem

Contexto

Uma animada cidade antiga com muitos monumentos históricos e alguns excelentes bares de tapas.

Zaragoza vai ter mais uma grande mudança de perfil em 2008, quando sediar a Expo (www.zaragozaexpo2008.es) – um simpósio internacional sobre a água com duração de três meses. Na prancheta estão: o enorme parque das instalações da Expo 2008 a noroeste do centro, às margens do rio Ebro, numa parte antes subdesenvolvida da cidade; a construção de uma modesta linha de metrô; e melhorias perto do aeroporto.

Até lá, o foco da cidade ainda é a Plaza de Pilar, uma grande praça (na verdade três praças juntas) na margem do rio, onde estão praticamente todos os pontos turísticos da cidade antiga. Os monumentos contam a história de Zaragoza, desde o Museu do Fórum Romano Cesaraugusta (Plaza de la Seo 2, 976 399 752, fecha seg) ao Mudéjar La Seo cathedral (Plaza de la Seo s/n, 976 291 231, fecha seg), da bolsa de mercadorias renascentista de La Lonja, a alguns modernos santuários como a fonte Hispanidad.

O maior e mais emblemático de tudo é a Basílica de Nuestra Señora del Pilar (976 397 497), um dos monumentos religiosos mais reverenciados de toda a Espanha. No final da rua de pedestres Calle Alfonso I, está a grande basílica. Seu exterior parece uma mesquita otomana com os domos e minaretes claros. Dentro, as cúpulas e afrescos foram pintados pelo lendário Goya, natural da cidade, além dos magníficos alabastros de Damián Forment atrás do altar.

No topo do pilar principal está a Virgem Maria. Dizem que ela apareceu para o apóstolo Santiago. Formam-se imensas filas na porta para adorar a pequena peça com aros de bronze. A principal atração de Zaragoza é a Aljafería (C/de los Diputados s/n, 976 289 683, fecha ter), que fica numa bonita área verde a oeste do centro da cidade. Esse antigo palácio mouro tem uma mesquita e uma sala real de igual beleza e complexidade de decoração.

Os entusiastas de Goya devem visitar o Museo Camón Aznar de Ibercaja (C/Espoz y Mina 23, 976 397 328, fecha seg), onde estão as imagens que compôs da corajosa e sangrenta batalha de Zaragoza durante as guerras Napoleônicas.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois