Time Out Viagem

Contexto

O Mount Victoria tem a melhor vista da cidade.

O centro da cidade de Wellington é compacto, de modo que é muito agradável percorrê-lo a pé. Uma boa maneira de conhecer é dar uma volta na orla. Comece no Oriental Parade, perto da Courtenay Place – sente-se em um dos bancos públicos e fique admirando o porto e os moradores correrem, andarem de bicicleta e caminharem.

Entre o começo do Oriental Parade e o Te Papa Museum, acompanhando a orla, está o novo parque urbano de Wellington, o Waitangi Park, com artes, área para skate e parquinho infantil.

Ao caminhar, preste atenção na série de 15 esculturas com textos espalhadas pelo caminho. Cada um tem uma citação sobre a cidade, desde poemas ou prosa, de autoria de um dos muitos talentosos escritores que fizeram de Wellington seu lar.

Perto do Wellington Rowing Club, o clube de remo, aventure-se pelo viaduto e você chegará no Civic Square onde está a Wellington City Library (65 Victoria Street, +64 4 801 4040) e a City Gallery (Civic Square, 101 Wakefield Street, +64 4 801 3021, www.citygallery.org.nz), a principal galeria de arte pública de Wellington.

Volte pelo viaduto, continue pela orla até a região do Queens Wharf e pare no Museum of Wellington City and Sea (+64 4 472 8904, www.museumofwellington.co.nz) para conhecer passado marítimo da cidade.

Você pode alugar uma canoa para passear no porto ou pegue a East by West Ferry (+64 4 499 1282, www.eastbywest.co.nz) de Queens Wharf a Matiu (também conhecida como Somes) Island ou Days Bay para ter uma perspectiva diferente da cidade.


História Local

O explorador polinésio Kupe descobriu Wellington por volta do século 10º. A cidade foi batizada de ‘Wellington’ em 1840, pelo duque de Wellington, da Inglaterra. Os primeiros colonizadores europeus chegaram no verão de 1839-40, mas só em 1865 Wellington conseguiu o título de capital da Nova Zelândia, ganhando de Auckland. O grande fluxo de imigrantes no pós-segunda guerra fez com que se tornasse uma cidade cosmopolita de muitas etnias.


Política Local

As mulheres estão ganhando força na política neo-zelandesa. Em 1997, Jenny Shipley tornou-se a primeira primeira-ministra do país. Helen Clark a substituiu em 1999 e venceu de novo em 2002. Num determinado momento, o cargo de governador e prefeito também estavam nas mãos das mulheres. Recentemente o parlamento conta com alguns participantes coloridos, inclusive a transsexual Georgina Beyer e a rastafari Nandor Tanczos.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois