Time Out Viagem

Contexto

O Grande Canal demarca os seis principais bairros (sestieri).

Os Vizinhos

O coração da cidade é a San Marco, rodeada pelo trecho mais baixo do Grande Canal e cartão postal da cidade. A maior parte da Veneza imperdível está aqui, mas se você quiser fugir da multidão de turistas, vá para os bairros longe do canal.

Para o leste está Castello, bairro dos negócios, residências e sem trânsito; para o sul, o boêmio-chique Dorsoduro, tem muitos tesouros artísticos; ao norte, o tranqüilo Cannaregio, com igrejas fora do circuito turístico, é uma delícia; e bem na lagoa, Santa Croce e San Polo têm inúmeros monumentos e lugares ideais para uma caminhada.

San Marco

Os pontos principais de San Marco são três, formando um triângulo: da Piazza São Marco à Ponte Rialto, da Rialto à Ponte Accademia e de lá de novo para a piazza.

Suntuosa, nos estilos bizantino, gótico, clássico e renascentista tardio, a piazza é coroada pela Basilica di San Marco, (041 522 5205, www.basilicasanmarco.it). A igreja original foi construída como uma capela privativa para o Doge e um relicário para os restos de San Marco, em 830. A grande estrutura que vemos hoje data da reconstrução do século 11.

A basílica, com toda a superfície de seu interior coberta por 2.800 metros quadrados de mosaicos dourados, é a prova da ligação dos venezianos com os bizantinos. Para ver a praça de um outro ângulo, suba no topo do campanário (Campanile di San Marco) na própria praça. Daqui você tem um panorama de 360º da cidade. Outra idéia muito boa é passear pela praça ao amanhecer.

Você ficará impressionado com a serenidade. Da praça, também pode-se ir até o Palazzo Ducale ou Palácio do Doge (041 271 5911, www.museiciviciveneziani.it), a residência do Doge (líder eleito de Veneza) e o centro político e legislativo. Tem salas grandiosas, adornadas com obras de arte de valor inestimável.

A Biblioteca Marciana, também na piazzetta, é a biblioteca da cidade e lugar de aprendizado. Muitas das salas monumentais estão abertas ao público; o acesso é feito pelo Museo Correr (041 240 5211, www.museiciviciveneziani.it), na extremidade oeste da Piazza San Marco. O próprio Correr é dedicado à história da república veneziana. A galeria no segundo andar expõe uma coleção de quadros da renascença veneziana; procure o famoso retrato de Carpaccio, Duas Senhoras Venezianas.

A Piazza San Marco está ligada ao agitado bairro Rialto pela animada Mercerie, que passa pelas praças cheias de igrejas, tais como, Campo San Salvador, cujos claustros abrigam hoje o Centro do Futuro Telecom Itália (www.futurecentre.telecomitalia.it), que mostra os avanços da tecnologia da informação.

A rota do Rialto para a Accademia e de volta para a Piazza San Marco passa pelas praças decoradas e pela igreja de Santo Stefano e sua torre inclinada.

Santos, Praças e Scuole

Das várias igrejas, palácios, galerias e tesouros arquitetônicos fora de San Marco, há várias que se sobressaem. A Gallerie dell’Accademia (Campo Carità, Dorsoduro, 041 522 2247, www.gallerieaccademia.org, fecha seg à tarde), em cima da Ponte Accademia é uma galeria que merece uma parada por suas pinturas venezianas, onde obras de arte de Bellini, Carpaccio, Titian, Tintoretto e Veronese estão expostas com esplendor.

A mais rica das scuole de Veneza é a San Rocco (Campo San Rocco, San Polo, 041 523 4864, www.scuolagrandesanrocco.it), cujo interior foi projetado por Tintoretto – seu Crucifixo cobre uma parede inteira.

Outras obras de Tintoretto podem ser vistas na igreja barroca, também magnífica, de Santa Maria della Salute (Campo della Salute).

A sacristia desse pavilhão branco, no Grande Canal, do lado oposto da basílica, abriga a obra Marriage at Cana, de Tintoretto. Ali perto, o Palazzo Venierdei Leoni (Dorsoduro, 041 240 5411, www.guggenheim-venice.it) é a antiga casa de Peggy Guggenheim e hoje abriga a Coleção de Peggy Guggenheim, com obras de Picasso, Kandinsky, Miró, Pollock e Max Ernst.

É inevitável que você se perca em Veneza. Todo mundo se perde, mesmo com um mapa na mão. A boa notícia é que perder-se em Veneza é um prazer. Passeie pelos becos estreitos, onde as roupas dos varais balançam nas janelas, e as pontes levam você mais adiante no labirinto de arcos e canais. Entretanto, se você tem pouco tempo, uma visita guiada pode ser a melhor solução. Você pode fazer uma reserva no centro de informações turísticas de Veneza.


  • Informações turísticas: Piazza San Marco, 041 529 8711; Aeroporto Marco Polo, saguão de desembarque, 041 541 5887; Estação Ferroviária Santa Lucia, 041 529 8727, www.turismovenezia.it .

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois