Time Out Viagem

Ubatuba, Brasil

Tudo o que fazer incluindo eventos, restaurantes, clubes & musica em Viagem

Quase setenta praias espalhadas por um litoral cheio de recortes fazem de Ubatuba, a 240 km de São Paulo, um dos trechos mais badalados do litoral norte paulista. Entre Galhetas, próximo a Caraguatatuba, até a Ponta do Camburi, no outro extremo, na divisa com o Rio, há praias lotadas e desertas, de mar calmo, com ondas grandes, estreitas, largas, grandes e pequenas – não dá para reclamar da falta de opções. Fora das praias, a mata atlântica bem preservada da região (80% do município se encontra protegido pelo Parque Nacional da Serra do Mar e pelo Núcleo Picinguaba) é um prato cheio para eco-turistas. E se a natureza cansar, dá para explorar os remanescentes de tribos indígenas da região e comunidades quilombolas.

As praias mais urbanizadas e badaladas são as do entorno da Baía de Ubatuba. Itaguá, Iperoig e a Prainha do Matarazzo têm águas poluídas, mas uma orla boa para caminhar e andar de bike, além de quiosques com refrescos e quitutes. Mais ao norte, Perequê-Açu e, depois de cruzar o rio Indaiá, Barra Seca são também animadas e já liberam o mergulho.

Surfistas também não têm do que se queixar. Ao sul, a estreita Maranduba e a Praia da Sununga, próxima ao Lázaro, têm boas formações de onda quase o ano todo. Ao norte, as praias de Fora, das Toninhas, Grande, Itamambuca, do Félix, Brava da Almada e Brava de Camburi também são velhas conhecidas do universo surfer. Já quem estiver atrás de praias intocadas e visuais paradisíacos, deve visitar as praias Grande do Bonete, da Fortaleza, do Cedro, da Fazenda e Camburi.

Ubatuba reserva ainda muita história aos viajantes. Seguindo ao norte pela BR-101 até a entrada da Praia do Promirim, chega-se à Aldeia Boa Vista, povoado indígena da etnia Guarani. Para conhecer o lugar, é preciso obter uma licença prévia da Funai. Mais à frente, quase na divisa com o Rio, há uma comunidade quilombola formada pelos descendentes de escravos que trabalhavam nos engenhos da região, durante o período colonial. Outra opção de roteiro histórico perto dali é a visita à Ilha Anchieta, que antes abrigava um presídio político, construído em 1928. Monitores oferecem visitas guiadas pelas ruínas.

Com tanta coisa para fazer, vale tomar algumas precauções antes da viagem. Condições naturais da Serra do Mar e do oceano fazem com que Ubatuba seja a região com maior índice de chuvas de todo estado de São Paulo – tanto toró até rendeu-lhe o codinome de Uba-chuva. Assim, antes de programar a viagem, não custa checar a meteorologia.

Escrito por Time Out Viagem editors