Time Out Viagem

Contexto

Abundância de bonitas fachadas barrocas, pátios, bulevares arborizados e amplas praças – tudo isso tendo como pano de fundo o Rio Po e os Alpes.

Segundo os habitantes de Turim, não havia um bom motivo para mudar a capital para Florença (e em seguida para Roma). Mas o legado do tempo em que Turim esteve na crista da onda é notado pela abundância de bonitas fachadas barrocas, pátios, bulevares arborizados e amplas praças – tudo isso tendo como pano de fundo o Rio Po e os Alpes.

A cidade é dominada pela Antonelliana, uma torre de 167 metros com uma estrela no topo, construída em 1859. Uma visita ao topo por um elevador de vidro rende paisagens lindíssimas – e talvez vertigens – enquanto que os andares mais baixos abrigam o Museu Nacional do Cinema (Via Montebello 20, 011 812 5658, www.museonazionaledelcinema.it, fecha seg).

A importância histórica de Turim fica evidente na qualidade dos acervos museológicos. A coleção do Museu Egípcio (Via Accademia delle Scienze 6, 011 561 7776, www.museoegizio.it/, fecha seg) é a maior do gênero fora do Cairo.

A imponente e rígida fachada do Palazzo Reale, do século 17, a primeira residência dos Savoy (Piazzetta Reale, 011 436 1455, fecha seg), contrasta com o impressionante interior ornamentado barroco, cheio de retratos de família, tapeçarias e móveis de época.

O Santo Sudário, supostamente o manto que recobriu Jesus no túmulo, está na Capella della Sindone na Duomo (Piazza San Giovanni, 011 436 1540), e é o símbolo místico da cidade. Mas não há muito o que ver, já que a relíquia está guardada a sete-chaves num cofre encrustrado de pedras preciosas, aberto somente a cada 25 anos (a próxima data será 2025).

O complexo Lingotto (Via Nizza 230) é a antiga fábrica da Fiat, hoje transformada por Renzo Piano (fica a dez minutos de ônibus do centro). Lá estão as obras de arte moderna da família Agnelli (011 006 2008, www.pinacoteca-agnelli.it, fecha seg), além de um amplo centro de conferências, exposições, shopping center, cinema e auditório, sem falar nos dois hotéis de luxo.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois