Time Out Viagem

Contexto

Em cada canto da cidade, uma referência ao seu mais ilustre morador, o dramaturgo William Shakespeare.

Se quiser ficar longe das multidões nas principais atrações turísticas ligadas à vida de Shakespeare, evite a alta estação. Depois de Londres, Stratford é o segundo destino mais procurado pelos turistas na Inglaterra.

Foi da americana Margaret Halsey o famoso frase: ‘Stratford só tem história pulverizada – adicione água quente, mexa bem e você terá um delicioso e saboroso Shakespeare’. A ironia de suas palavras não é bem-vinda por aqui, mas o fato é que os turistas podem desanimar diante da cidade natal de Will: frequentemente é descrita nos guias como sendo um pouco mais do que uma ‘armadilha turística’ ou ‘um lugar sem relevância’.

É verdade que os proprietários locais não se acanham quando se trata de incentivar a conexão de Shakespeare com a cidade – procure nomes como Thespian’s (um restaurante), Will’s Place (um bar), Much Ado About Toys, e assim por diante. A Sheep Street, ficou refém de butiques, restaurantes e lojas de souvenirs caras. Se isso tudo soar muito turístico, a chave da questão é conseguir um lugar para ficar em uma das fazendas ou pensões dos vilarejos ao redor; aí então você pode dar um pulo na cidade para tomar um gostoso sherbet, comer e assistir a uma peça em um dos três diferentes teatros localizados à beira do rio.

Quando estiver em Stratford, aproveite bastante o rio. O canal Stratford-upon-Avon encontra o rio Avon na Bancroft Basin e passa em frente ao Royal Shakespeare Theatre. Esse fluxo de água é uma das maiores atrações de Stratford, dando ao turista a oportunidade de fazer cruzeiros, remar, fazer canoagem, andar de chalana ou simplesmente passear e descansar nos gramados da margem.

Além dos principais locais turísticos, não perca a Holy Trinity Church. Localizada no centro antigo, tem transeptos do século 13 e torres de meados do século 18. Na igreja está a tumba de Shakespeare e de sua esposa, além de cópias dos documentos do batismo e enterro de William.


História Local

Um lugar pitoresco às margens do rio Avon, Stratford foi povoada pelos anglo-saxões antes de se tornar um mercado promissor na época medieval. Seu destino mudou quando William Shakespeare nasceu aqui em 1564, e voltou aposentado em 1610, após uma carreira de sucesso em Londres. Embora tenha demorado alguns séculos até o boom turístico que conhecemos hoje – são 3 milhões de turistas por ano, para uma cidade de 23 mil habitantes - Stratford continua sendo uma agitada pequena cidade comercial com poucas indústrias. Fora o turismo, a indústria do alumínio e da construção naval são as únicas empregadoras da cidade.


Política Local

É preciso melhorar a questão do trânsito na cidade. Recentemente foram introduzidas ciclovias e esquemas de estacionamento. Stratford-on-Avon é mais conhecida por dois políticos famosos dos anos 1960: o parlamentar John Profumo e suposto parlamentar Screaming Lord Sutch.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois