Time Out Viagem

Contexto

Água cristalina, cavernas, castelos e florestas formam o cenário paradisíaco desta ilha italiana.

Embora tenha sido originalmente fundada pelos genoveses, Alghero foi invadida pelos catalães colonialistas no século 14. Daí formou-se a atual cidade, mistura de duas nações: a deliciosa culinária catalã servida nas piazzas italianas, impressionantes monumentos erguidos durante o domínio aragonês e as vinícolas italianas como a prestigiada Sella e Mosca (Loc.I Piani di Sotgiu, +39 (0)79 99 77 00), também um museu. As famílias no comando da cidade chegaram a apelidar Alghero de Barcelonetta, ‘Pequena Barcelona’, e todas as placas de rua são bilíngües. As muralhas ao redor da cidade e do centro histórico dão ao ambiente um ar medieval; pode-se participar da passeggiata, ou caminhada noturna, com os moradores.

Com cerca de 40 mil habitantes, a cidade portuária de Olbia é predominantemente industrial. No entanto, tem um pequeno centro antigo com ruas de pedra estreitas e um animado movimento. As duas igrejas de Olbia – a pequena Basilica of San Simplicio, de granito, e La Chiesa di San Paolo, com o domo com cerâmica verde, azul, amarela e vermelha – são serenas, para não dizer extraordinárias.

Cafés, bare e lojas ficam em torno da piazza Margherita e do corso Umberto. No terceiro sábado de cada mês, é montado na piazza Matteotti, ao lado da piazza Margerita, o mercado das pulgas e de antigüidades.

Saindo de Olbia e indo na direção norte, a estrada 30 serpenteia pelos recortes da Costa Esmeralda, em direção à sua cidade principal, Porto Cervo. Esta cidade de brinquedo, cor de terracota, foi construída ao redor do porto, onde imperam os iates de quatro andares e as mulheres cheias de jóias. É um bom lugar para observar o vai-e-vem, mas não há qualquer semelhança com o verdadeiro sabor da Sardenha.

É bem mais compensador explorar suas enseadas e praias que ficam no final das ruas de terra que saem da estrada principal e apreciar o mar cor verde-esmeralda, que dá o nome à região. A água cristalina é irresistível para quem gosta de nadar, e fica fácil entender porque a Costa Esmeralda é o lugar procurado para velejar e fazer windsurfe.


História Local

A história da Sardenha é de perpétua invasão. Os povos nativos deram lugar aos fenícios, cartaginenses e romanos. Brevemente ocupada por vândalos, controlada por bizantinos, saqueada por pisanos, genoveses e aragonenses, a Sardenha finalmente viveu um período de estabilidade sob controle espanhol (1409). Sob comando da Casa de Sabóia (1718) tornou-se um reinado, para então finalmente tornar-se parte da Itália (1861).


Política Local

Com o referendo de 1946, a Itália se tornou uma república e em 1948 a Sardenha ganhou status especial de região autônoma. Como parte da Itália, é um dos membros fundadores da União Européia e desde 1º de janeiro de 2002 o euro substituiu a lira italiana. A capital é Cagliari e por questões administrativas, a ilha é dividida em quatro províncias: Cagliari, Nuoro, Oristano e Sassari.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois