Time Out Viagem

Contexto

Belo cenário dos Andes, caminhadas agradáveis, frutos do mar e ótimos vinhos.

Os destaques de Santiago estão ao redor do rio Mapocho, que corre na direção leste-oeste vindo dos Andes e corta a cidade. El Centro é a antiga cidade, Providencia é a área residencial da classe media e a área comercial, e ‘Las Condes’ é elegante e cheia de arranha-céus brilhantes e butiques elegantes.

Todas as distâncias no Chile são medidas a partir da grande Plaza de Armas, o centro histórico da cidade e imã para uma eclética mistura de ambulantes, engraxates, trabalhadores e jovens românticos se abraçando nos bancos do parque. O Museu de História Nacional tem um bonito acervo de artefatos coloniais (Plaza de Armas 951, +56 2 411-7000, www.museohistoriconacional.cl); ali perto, o Museu de Arte Pré-Colombiana (Bandera 361, +56 2 688-7348, www.precolombino.cl) tem artefatos indígenas originários desde o México ao Chile.

Perto da principal via do centro, a Avenida Alameda, está o Palacio de la Moneda e os escritórios da primeira presidente mulher do Chile, Michelle Bachelet; foi cenário também do infame episódio do golpe liderado por Pinochet em 1973, que depôs Salvador Allende. Em frente ao palácio está o subterrâneo Centro Cultural Palacio La Moneda (Plaza de la Ciudadanía, +56 2 355-6500, www.ccplm.cl), o melhor centro artístico de Santiago em décadas.

De volta ao rio Mapocho, em Vergara e na Avenida 2 de Mayo, está o confuso e colorido Mercado Central, o centro de distribuição dos frutos do mar chilenos. Mais adiante estão as ruas cheias de cafés do charmoso Parque Forestal, e o elegante e barroco parque Cerro Santa Lucía. Do outro lado do Mapocho está Bellavista, parte do bairro de Providencia e um lugar boêmio onde está o Museu La Chascona (Fernando Márquez de la Plata 0192, +56 2 777-8741, www.fundacionneruda.org) em homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda. O Cerro San Cristóbal/Parque Metropolitano, um parque na montanha, também está na região, e oferece vistas de cair o queixo da cidade e dos Andes.

As áreas fora de Santiago, uma a duas horas do centro, incluem o vale Cajon de Maipo, montanhoso e pastoral. Ali é possível fazer cavalgadas, caminhadas e rafting. Valle Nevado e Portillo são estações de esqui e snowboard de primeira lina. As vinícolas nos vales de San Antonio, Maipo e Cachopoal oferecem degustações e visitas.


História Local

Santiago de la Nueva Extremadura foi fundada em 1541 pelo espanhol Pedro de Valdivia e em seguida foi saqueada e queimada pelos índios. A falta de ouro no Chile fez com que o país ficasse para segundo plano durante três séculos, até que os líderes declarassem a sua separação da Espanha em 18 de setembro de 1810, data celebrada todos os anos com fervor, o Dia da Independência.


Política Local

O brutal ditador Augusto Pinochet faleceu e hoje a política nacional tem nova cara na figura da primeira presidente mulher, Michelle Bachelet. Bachelet, entretanto, precisa resolver o problema dos estudantes, que protestam por uma melhora no sistema educacional, e do deficitário sistema de transporte público. A exportação de seus principais produtos, o cobre e a agricultura, cresceu graças aos acordos de livre comércio com países como Estados Unidos. Assim, os chilenos ganharam confiança no país e no futuro.


Informações úteis

Aeroporto

A melhor forma de se chegar em Santiago é voar até o aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, a somente 20 minutos do centro.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois