Time Out Viagem

Contexto

Para manter a tradição da peregrinação viva.

Suspiros divinos se misturam com os terrestres quando se avista a catedral na Praza do Obradoiro (Museo da Catedral, Praza das Praterías, 981 560 527). Dentro da gloriosa fachada barroca está o original Portão da Glória, uma obra prima da escultura românica com quase 200 esculturas – procure pelas marcas de dedos aos pés da Árvore de Jessé, deixadas pelos peregrinos que, durante séculos, agradeceram assim a conclusão da viagem.

A melhor época para visitar é durante a “Missa dos Peregrinos” (diariamente ao meio-dia), quando oito padres balançam um incenso imenso em toda a extensão da nave. Sob o alto altar estão as relíquias de Santiago, ainda no exato local onde foram descobertas em 831.

Na Idade Média, a catedral construída sobre as relíquias de Santiago atraiu mais peregrinos do que Jerusalém e Roma, e o Caminho de Santiago ainda é a rota peregrina mais importante da Europa. Sua história está descrita no Museo das Peregrinacións (Rúa de San Miguel 4, 981 581 558, fecha seg).

Ao lado da catedral está o melhor exemplo da arquitetura civil-românica espanhola, o Palácio do Arcebispo Xelmírez (Praza do Obradoiro, 981 552 985). Na porção norte da praça, o Hostal dos Reis Católicos, que antes era um hospício para peregrinos, ainda aceita hóspedes, mas hoje como o mais bonito dos hotéis Parador da Espanha.

Nas ruas que saem da praça, a atmosfera pode ser tudo o que você quiser, menos sombria. A Rúa do Franco está lotada de restaurantes e bares movimentados, enquanto que a Rúa do Villar, com pórticos, e a Rúa Nova são boas para compras, especialmente se você quer comprar os acessórios essenciais dos peregrinos, tais como os bastões de caminhada e as conchas (símbolo de São Tiago).

Para se ter uma visão geral da herança comercial marítima celta da Galícia, nada ganha do Pobo Galego Museum (San Domingos de Bonaval, 981 583 620, www.museodopobo.es, fecha seg), em um antigo monastério com uma escada em espiral que causa enjôos. Aqueles mais dispersos gostarão da nova exposição multimídia, Galicia Dixital (Praza da Inmaculada 3, 981 554 048, fecha dom), que faz uma viagem com recursos de realidade virtual pela catedral e pela cripta.

• Informações turísticas: Rúa do Vilar 43 (981 555 129, www.santiagoturismo.com).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois