Time Out Viagem

Contexto

Um dos monumentos medievais mais espetaculares da Europa.

Nos tempos clássicos, a ilha era dominada por três cidades-estado – Lalyssos, Kamiros e Lindos – que se uniram para fundar a cidade de Rodos em 408 a.C. Desse tempo ainda há relíquias para ver, principalmente no Museu Arqueológico de Platia Mousiou (224 103 1048, fecha seg), mas é a história medieval e posterior de Rhodes que faz a cidade antiga realmente fascinante. Infelizmente não sobrou nada do Colossus of Rhodes, a grande estátua de Apollo (a divindade protetora da ilha) uma das sete maravilhas da antiguidade.

Rhodes passou pelas mãos dos romanos, bizantinos, sarracenos, venezianos e genoveses até ser comprada, em 1309, pelos cavaleiros de St John. Mantiveram o controle da ilha até 1522, ano em que foram expulsos pelos turcos otomanos, que governaram até 1912 quando, por sua vez, foram expulsos pelos italianos. Todos deixaram sua marca na cidade. Os cavaleiros construíram o esplêndido Palácio dos Grandes Mestres (224 102 3354), que domina a cidade antiga e foi recuperado por Mussolini nos anos 1920.

Hoje abriga uma coleção de mosaicos das antigas villas, santuários Helenísticos e móveis renascentistas. Perto do palácio, você pode subir na torre do relógio medieval para apreciar a vista panorâmica da cidade antiga. Indo do palácio em direção à beira-mar está a Hospedaria dos Cavaleiros, em que cada um dos oito grupos da Ordem tem o seu devido lugar.

Os cavaleiros também construíram um fosso (hoje seco) em volta da cidade e um anel de muralhas e bastiões que seguraram os turcos durante anos – ainda hoje é possível ver grandes balas de canhão enterradas nas muralhas. Os turcos deixaram várias mesquitas na cidade antiga, inclusive a enorme mesquita cor-de-rosa Suleyman.

Ainda usada pela pequena comunidade muçulmana da ilha, é aberta somente para muçulmanos, mas outra relíquia do século 16 do império otomano, o Mustafa Pasha Hammam (banhos turcos) está aberto para todos (Platia Aronos, fecha dom e seg); há salas separadas para homens e mulheres, e você tem que trazer sua própria toalha.

Uma cidade mais moderna rodeia o centro antigo, com uma esplanada de prédios italianate grandiosos ao longo do porto – incluindo o Nea Agora (Novo Mercado) – construído em um estilo descrito como “art deco árabe”. Siga na direção norte até o porto Mandraki (onde pode fazer um passeio de barco ao redor da ilha ou mergulhar). Lá você verá as areias claras de Elli Beach, equipada com cadeiras, guarda-sol, chuveiros e uma fartura de bares e cafés.

• Informações turísticas: Plotarchou Blessa, 3 (224 107 4555, www.rodosisland.gr ).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois