Time Out Viagem

Contexto

Vá pelas lindas praias protegidas por florestas tropicais.

Entre as praias da costa leste de Phuket, o pote de mel é Patong. Uma cidade de mercado de massa em um perfeito arco de areia, tem o que há de mais elegante em Phuket e a maioria da vida noturna, lojas e serviços. Quem prefere ficar em locais mais tranqüilos deve optar pelo calçadão para comer frutos do mar e ir aos mercados noturnos de souvenirs e imitações. Os festeiros vão para os pubs temáticos, boates e ‘bar-beers’ a céu aberto. Patong também é um destino famoso entre os gays.

O centros turísticos se concentram na faixa sul, nas baías de Karon, com dunas nos fundos, e Kata, protegida pela mata. Do promontório a vista é espetacular, terminando na linda Nai Harn Bay, onde as montanhas de repente ficam recortadas. Ali perto o Cape Promthep atrai multidões quando o sol desce no Oceano Índico. Rawai, no sudeste em direção a Ko Phi Phi, mantém seu discreto charme.

Os hotéis, villas, lojas e restaurantes mais elegantes estão ao norte de Patong, entre as baías de Kamala e Surin. Muitos são exemplos do design tailandês contemporâneo. O Phuket Laguna Complex ocupa a extensa Bang Tao Bay, com seus cinco hotéis (totalizando 25 estrelas) e um dos melhores campos de golfe, todos em volta de lagos feitos a partir das escavações das minas de estanho. Além da reserva do parque nacional, a longa praia Mai Khao é a mais recente no circuito, fica perto do aeroporto e das pontes para o continente, na ponta norte.

O interior montanhoso tem plantações, cachoeiras, alguns parques nacionais florestais e santuários de gibões. Grande parte da costa leste é de mangues, com um povoamento cigano turístico Ko Siray, ao lado da cidade de Phuket. A capital provincial tem diversos prédios históricos, assim como portos para balsas e passeios para mergulho. O aquário de Phuket (+66 (0) 7639 1126), em Laem Panwa, substitui o mergulho para quem não curte o esporte. Na direção sul, antes de Rawai, Chalong Bay é um paraíso para iatistas, onde fica o reverenciado templo budista Wat Chalong (+66 (0) 7638 1226).

História Local

Este antigo porto chamado Junk Ceylon, depois Talang, e finalmente Phuket (a partir de ‘Bukit’, morro em Malay), evitou a colonização britânica. Sua importância cresceu depois que duas irmãs resistiram aos birmaneses. Os crescimentos foram calcados no estanho, na borracha e no turismo – com a chegada dos mochileiros nos anos 1970. Rica e desenvolvida, Phuket abriga hoje além de tailandeses, chineses, muçulmanos, ciganos e cada vez mais expatriados.

Política Local

A reconstrução depois da tsunami de 2004 está completa, e os números do turismo voltaram ao normal, mas com poucas melhorias no planejamento. Pressões sobre a questão da água doce e da ecologia aumentam à medida que os tailandeses ricos continuam consumindo e investindo em shoppings, butiques, escolas internacionais, marinas e villas de luxo. Dizem que há planos de tornar a região isenta de impostos. Se o jogo de azar for legalizado, terá também um cassino.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois