Time Out Viagem

Divirta-se

Igrejas e museus para ninguém colocar defeito.

Igrejas

A Igreja de São Francisco de Assis é considerada uma das maiores obras-primas de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Só isso já vale uma demorada visita. Foi o mestre barroco quem ornou todo o belo altar e seus discípulos produziram as obras encontradas em suas laterais. O teto traz uma imagem da Virgem Maria com a pele mais escurecida, pintada por Manuel da Costa Ataíde. A Igreja começou a ser erigida em 1766.

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar (ou como é mais conhecida por ali, a “Igreja do Pilar”) também é uma das grandes referências do barroco brasileiro. O começo de suas construções data do início do século 18 e a Igreja, com uma fachada simples, guarda a riqueza em seu interior: ela é a segunda do país em quantidade de ouro, com quase 430 quilos.

Não deixe de visitar também as Igrejas do Carmo, de estilo rococó, a de Nossa Senhora da Conceição, feita pelo pai de Aleijadinho, e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, freqüentada por escravos no século 18.

Museus

Situado na praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência ocupa a antiga Câmara e cadeia de Vila Rica, construída em 1785. Um panteão com os restos mortais dos inconfidentes, exemplares da rica mobília dos séculos 18 e 19, além de documentos (originais e réplicas) sobre a Inconfidência Mineira fazem parte do acervo do museu. Museu da Inconfidência. tel. 31 – 3551-4977, praça Tiradentes, 139. Aberto das 12h às 18h (a venda de ingressos se encerra às 17h30)

A Casa dos Contos - hoje pertencente ao Ministério da Fazenda e convertida em museu - é um dos prédios mais importantes da história de Ouro Preto. Foi ali que conspiradores da Inconfidência Mineira, de 1789, foram presos e onde um deles, o poeta Cláudio Manoel da Costa, foi encontrado morto. O lugar é aberto à visita e abriga mobília dos séculos 18 e 19, além de coleções de moedas e documentos. Museu Casa dos Contos. tel. 31 – 3551-1444, rua São José, 12. Aberto de terça a sábado das 10h às 18h, no domingo das 10h às 16h e na segunda das 14h às 18h.

O Museu do Oratório hoje tem 162 peças do século 17 ao século 20. O lugar, que segundo as evidências históricas já hospedou o mestre barroco Aleijadinho, é anexo à Igreja do Carmo. Museu do Oratório. tel. 31 – 3551-5369, Adro da Igreja do Carmo, 28. www.oratorio.com.br. Aberto de segunda a segunda, das 9h30 às 17h30.

A parte de mineralogia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas explora as imensas riquezas que se encontram no subsolo a região de Ouro Preto. Seu acervo, com mais de 20 mil minerais preciosos e semi-preciosos, é o segundo maior do mundo.

Museu de Ciência e Tecnologia. tel. 31 – 3559-3118, praça Tiradentes, 20. www.museu.em.ufop.br. Aberto de terça a domingo, das 12h às 17h.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois