Antiga Vila Rica, Ouro Preto foi o palco da Inconfidência Mineira, movimento a favor da independência, que culminou na morte de Tiradentes, hoje herói nacional e nome da praça principal, no centro. Ali se encontra o Museu da Inconfidência, cuja visita é obrigatória.
Quem não dispensa o contato com o verde, o Parque Estadual do Itacolomi, entre Ouro Preto e Mariana, tem roteiros ecoculturais, que misturam natureza e história.
Unidade de conservação criada em 1967, o parque tem trilhas de baixo impacto e caminhadas mais intensas. Sua sede fica na Fazenda São José do Manso que abriga também a Casa Bandeirista, do século 17, uma capela e o Museu do Chá.
Na Semana Santa, passam procissões pela cidade, lembrando a morte de Jesus Cristo. As ruas entre as matrizes de Antônio Dias e do Pilar são cobertas com tapetes feitos de flores e de serragem pela população.
Se a idéia é ir de Ouro Preto à Mariana, dispense o automóvel e embarque na maria-fumaça que faz o trajeto aos finais de semana. Pelo caminho, belas paisagens e cachoeiras.