Os frutos do mar, principalmente a lagosta, estão em todos os menus da Costa Esmeralda. Além disso, é a região mais tradicional para se comer leitão, cabrito ou cordeiro. São pratos servidos como secondi e são grelhados no carvão quente e temperados com ervas aromáticas. O primo normalmente é uma massa, como o culurgione, parecido com um grande ravioli. Os doces e sobremesas levam muito mel e amêndoas. Se não consegue tomar o mirto (um digestivo frutado feito de berries de murta, myrtle berries), prove os vinhos locais tais como o Vermentino e Muscatel.
Em Olbia, escolha um dos muitos cafés, bares e restaurantes ao redor da Piazza Margherita e no Corso Umberto – o Café Cosmino (Piazza Margherita 3, 078 921 001) é bem movimentado no começo da noite durante a passeggiata.
O La Lanterna (Via Olbia 13, 078 923 082), escondido em rua lateral, é o local favorito que serve pratos saborosos de frutos do mar, inclusive a perca do mar com berinjela e cebolas vermelhas.
Il Nodo (Porto Marana, 078 932 610) fica ao lado do porto e tem um menu bom de frutos do mar.
Em La Piazza, no Porto Cervo, o La Pergola (078 993 1621) tem vista para o porto, assim como o GTI bar (078 993 1624), onde você pode deitar nas espreguiçadeiras de couro para apreciar as estrelas enquanto toma um drinque e saboreia os grelhados de carne e frutos do mar (os preços são o dobro).
Na beira da água, o Ristorante il Pescatore (078 993 1624) tem risotto de camarão vermelho, lagosta e peixe-espada.
Se quiser um lugar com drinques e lanches menos proibitivos, vá ao La Virgola no Portici Sottopiazza (sem telefone) ou no Café du Port (Porto Vecchio, sem telefone).
Escrito por Time Out Viagem editors