Seguindo 12 km ao sul do Golfo de Arachena até Olbia, a cidade principal, a Costa Esmeralda é coroada pelo Porto Cervo, um parque de diversões para quem está acostumado a beber em cálices de ouro e negociar diamantes como se falasse de centavos.
Mas aqueles que não têm todo esse dinheiro para gastar não devem se sentir por fora – é bem possível ir à praia e aproveitar o interior montanhoso com um orçamento menos polpudo.
Habitada por cerca de 40 mil pessoas, a cidade portuária de Olbia é predominantemente industrial. No entanto, tem um pequeno centro, com ruas estreitas de pedra e animação.
As duas igrejas de Olbia – a pequena Basilica di San Simplico (Via San Simplico) e La Chiesa di San Paolo (saindo do Corso Umberto), com sua cúpula de cerâmica verde, azul, amarela e vermelha – são bem bonitas.
A concentração de cafés, bares e lojas estão ao redor da Piazza Margherita e do Corso Umberto. No terceiro sábado de cada mês, a Piazza Matteotti, ao lado da Piazza Margherita, abriga um mercado das pulgas e de antiguidades.
Indo na direção norte, para fora de Olbia, a sinuosa estrada 30 vai contornando a Costa Esmeralda em direção à sua principal cidade, o Porto Cervo. Essa cidade em terracota parece de brinquedo. Foi construída ao redor de um porto onde desfilam iates de quatro andares e circulam entre as lojas um bando de mulheres cobertas de diamantes. É um bom lugar para observar as pessoas, mas sem qualquer indício do verdadeiro estilo local da Sardenha.
É mais gratificante explorar as enseadas e praias isoladas. As águas cristalinas são irresistíveis para aqueles que gostam de nadar, além de a Costa Esmeralda ser o destino preferido de quem pratica vela e windsurfe. É também procurado por quem quer aprender a mergulhar, fazer trekking, pedalar nas montanhas ou fazer uma cavalgada. Sem falar no caiaque, alpinismo e paraglide. Peça informações no seu hotel ou camping – eles normalmente indicam as operadoras – ou pergunte no centro de informações turísticas mais próximo.
• Informações turísticas: Via Castello Piro 1, Olbia (078 921 453, www.regione.sardegna.it).