Time Out Viagem

Música

Na vanguarda do erudito e do popular, Nova York não perde o ritmo jamais.

Há duas cenas musicais bem distintas na Nova York atual: uma envolve o rock e o pop superexpostos na mídia, cobrindo páginas da Rolling Stone e da NME, mas amplamente desconhecida pelos nova-iorquinos; a outra só surge quando você chega à cidade e percebe como as raízes musicais da cidade são profundas. Um exemplo: a Bravery, cotada em 2005 como uma banda de futuro em inúmeras publicações dos EUA e da Inglaterra. Cite o nome desta banda radicada em NY para um fã de rock que more aqui, e provavelmente verá uma expressão de dúvida – a menos, claro, que você esteja num refúgio alternativo do Lower East Side, tipo o Pianos.

A base da eterna história da música de NY é a renovação. O que mantém essa renovação não são apenas as bandas de rock retrô fazendo releituras dos anos 1980 em troca de alguma inspiração, como também a constante chegada de jovens dispostos e talentosos que vêm tentar a vida aqui. Enquanto clichês surgem a toda hora – e a união de juventude e talento, sem citar estilos locais e globais, é evidente em qualquer direção que se olhe –, o especial a respeito de NY é que assimilar novos sons não significa esquecer as raízes. Os novos músicos que chegam têm tanto orgulho de se tornarem nova-iorquinos quanto de suas raízes. É por isso que tudo, do pop latino ao heavy metal, pode parecer tipicamente nova-iorquino.

O badalado Lower East Side, centrado na Ludlow Street, continua colorido e movimentado como sempre. Mesmo que você não se inclua na tribo do rock, ainda terá mil estilos diferentes para escutar: clássicos mundiais de jazz, hip hop, soul, folk, world music e vários estilos e fusões internacionais, de estrelas lendárias a emergentes. E tudo isso nos cinco distritos. Para ajudá-lo a navegar por tudo isso, organizamos os lugares mais notáveis e ativos, por gênero. Note que as categorias estão espalhadas. Muitas casas têm techno uma noite e na outra, só rock. Ou então vão do hip hop à música brasileira em uma só noite. Postura tranqüila e disposição para circular e observar ajudam: se a lista diz que a banda começa a tocar às 23h, pode ser que você espere até meia-noite ou até um pouquinho mais.

Documento válido com foto como prova de que você tem mais de 21 anos é essencial, não só pela bebida alcoólica: em geral, é necessário só para entrar (passaporte ou carteira de motorista são os mais indicados). Os leões-de-chácara de NY já ouviram de tudo e não se deixam influenciar por desculpas. As entradas podem ser compradas antecipadamente ou na hora. Alguns eventos de pequeno e médio portes também vendem convites nas lojas de CD da cidade. Para shows maiores, é melhor comprar pela Ticketmaster no site, por telefone ou nos pontos de venda. Alguns eventos estão disponíveis naTicket Web (www.ticketweb.com). Também é possível conseguir no site específico de cada evento (sites estão incluídos nas listas deste guia, quando disponíveis). Para mais informações sobre ingressos,. Lembre-se de ligar antes de sair e se certificar de que o local e o horário do show não mudaram sem aviso prévio.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois