Time Out Viagem

Contexto

A capital financeira indiana é um caldeirão caótico de grupos lingüísticos e étnicos diferentes, vindos de toda a Índia.

É difícil ser só um observador em Mumbai. A cidade normalmente pega as pessoas de jeito – com um grande sorriso – e pede para que você se envolva. É ao mesmo tempo barulhenta, exuberante, confusa, encantadora, exasperante, caótica, mal-cheirosa e às vezes, desesperadamente perturbadora.

Mumbai não tem muitos lugares turísticos – seus museus são pobres e muitos de seus prédios históricos estão depredados, embora até mesmo o em pior estado ainda tenha algum charme. Normalmente são as pessoas, a confusa movimentação das estações de trem, sua vizinhança e ruas e os bizarros contrastes os verdadeiros personagens do espetáculo – assim como faz a comunidade pesqueira Koli há séculos a poucos minutos das torres empresariais Nariman Point.

Os ricos trabalham e se divertem na porção sul de Mumbai e os esnobes não ousariam pisar em outra parte da cidade que não fosse South Mumbai, embora Bandra seja agora o mais badalado centro da vida noturna da cidade. Nariman Point continua sendo um importante centro corporativo, com escritórios de companhias aéreas, bancos e consulados estrangeiros, embora hoje os negócios estejam migrando para o norte para locais mais baratos e mais convenientes, como Parel e Powai.

A maior parte dos lugares de interesse histórico e arquitetônico da cidade está localizada ao sul, principalmente em Fort, batizado por causa da grande fortaleza construída pelos britânicos no século 17, que se tornou o centro da cidade. A influência britânica está por tudo – não é surpresa vindo de uma cidade construída pelo colonialismo – e seus prédios mais antigos e mais impressionantes são todos relíquias britânicas. Embora tenha havido um esforço em limpar alguns prédios da herança colonial, muitos estão simplesmente largados ou arruinados por modificações mal concebidas ou tapados por inúmeras e desordenadas propagandas.

Bombay Heritage Walks (+91 22 2683-5856, www.bombayheritagewalks.com) tem uma série de caminhadas turísticas guiadas para várias partes da cidade. Passa pelos detalhes góticos do Fort, pela art deco da Marine Drive, vilas estilo português de Bandra, com ênfase nos detalhes arquitetônicos.




Informações úteis

Aeroporto

Mumbai tem um aeroporto internacional, o Chhatrapati Shivaji.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois