Time Out Viagem

Atrações

Um lugar para deliciosas caminhadas, passeios de bonde e muito agito.

Galeria Nacional de Victoria

NGV Ian Potter, Federation Square. NGV International, 180 St Kilda Road, +61 38620 2222. NGV Ian Potter e NGV International, diariamente, 10h/17h .

Melbourne sempre teve a reputação de ser a mais rica das cidades australianas, e isso se reflete na riqueza das coleções indígenas e não-indígenas da National Gallery of Victoria, principalmente a arte européia do século 19, comprada durante o período áureo de Melbourne. O acerto fica em dois centros, o Ian Potter Centre (NGV Australia), em Federation Square, e o NGV International do outro lado do rio, em St Kilda Road.


Federation Square

Esquina da Flinders Street e St Kilda Road, +61 39658 9658. Centro de informações, diariamente, 9h/18h.

Tanto pelo design quando pela localização, a Federation Square é a principal atração de Melbourne. A ultramoderna praça da cidade apresenta uma intrigante combinação de placas angulares, vigas de aço e placas de vidro que abrigam restaurantes, cafés, teatros, o Centro de Informações Turísticas, o Museu Australiano de Corrida (Racing Museum) e o Ian Potter Centre (National Gallery of Victoria).


Southbank

Access via Flinders Street Station, Maritime Museum +61 39699 9760. Arts Centre +61 39281 8000. www.melbournemaritimemuseum.com.au.www.theartscentre.net.au. Maritime Museum, diariamente, 10h/16h.

A margem sul do rio Yarra é o coração da cultura e do entretenimento da cidade, onde estão o imenso Crown Entertainment Complex, com seu cassino, dois hotéis, um cinema, mais de 35 restaurantes, cerca de 20 bares e casas noturnas, e butiques. Para oeste, a principal atração é o Melbourne Maritime Museum, que está passando por uma grande reforma (abertura programada para final de 2008). Para leste, o Victorian Arts Centre é o mais importante.


Eureka Observation Deck

Riverside Quay, Southbank, +61 39693 8888. Diariamente, 10h/22h.

Até meados de 2006, o prédio mais alto de Melbourne, a Rialto Towers em Collins Street, tinha 253 metros. Mas agora, quase na sua sombra, do outro lado do rio, o Eureka Tower superou-o por 47 metros. Há uma impressionante plataforma de observação no 88º andar, mas não é só isso. Junto à torre está o chamado ‘The Edge’ – essencialmente uma caixa de vidro que se projeta 3 metros além da fachada do prédio. Entre os toques adicionais e impactantes estão paredes que começam opacas e ficam gradualmente claras e música suave que vira som de metal e vidro quebrando.


Docklands

Acesso de trem pela Southern Cross Station, Scenic Circle Tram ou River Shuttle.

Junto com o visual digno da era especial da Southern Cross Station, as Docklands são atualmente o orgulho do programa de revitalização progressiva de Melbourne. Finalizado a tempo dos Jogos do Commonwealth de 2006, as antes abandonadas docas ganharam toques muito atraentes que misturam o novo e o antigo com restaurantes elegantes, marinas, espaços charmosos ao ar livre, repletos de esculturas urbanas esquisitas e intrigantes.


Queen Victoria Market

513 Elizabeth Street, Tours +61 39320 5835. Aberto 3ª, 5ª, 6h/14h; 6ª, 6h/18h; sáb., 6h/15h; dom., 9h/16h.

O lendário mercado de rua Victoria expandiu e evoluiu desde a década de 1870. Hoje é um grande prédio de tijolos que abriga o corredor das carnes, peixe e frutos do mar frescos, e o hall dos laticínios, com cerca de 40 barracas de delicatessen. A área em frente tem muita bugiganga, mas o mercado de alimentos vale muito a pena pela simpatia dos comerciantes.


St Kilda

Acesso de trem (parada na Federation Square) via St Kilda Road, ou trem da Flinders Street Station.

O subúrbio de St Kilda, no litoral da tranqüila Port Philip Bay, está para Melbourne assim como Bondi está para Sydney. Só que sem surfe e sem a pretensiosa e maravilhosa faixa de areia dourada. As praias oceânicas estão em Mornington Peninsula e Surf Coasts. Deixando a praia medíocre de lado, sua orla, píer, o histórico parque de diversões Luna Park e o movimento de rua em Acland e Fitzroy compensam a viagem.


Museu Melbourne

Carlton Gardens, City, 131102 (within Australia). Diariamente, 10h/17h.

Este impressionante museu usa dos mais modernos aparatos para expor da forma mais interessante e viva possível. As exposições dos Bunjilaka Aboriginal Centre e ‘Koorie Voices’ mostram a herança aborígene, enquanto as galerias Mind and Body (Mente e Corpo) examinam o corpo humano no mínimos detalhes; a Australia Gallery foca na história social da região; e o interativo Children’s Museum oferece várias atrações para crianças – grandes e pequenas.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois