Time Out Viagem

Contexto

Considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver. A capital australiana dos esportes e dos principais eventos dos país, é vibrante e cosmopolita.

Embora não tenha uma beleza natural tão impressionante quanto Sydney, Melbourne é uma cidade bonita, olhando para cima. Com mais da metade dos prédios mais altos do país, seu horizonte é dominado pelos 300 metros do Eureka Towers, com plataforma de observação de onde se tem uma vista fabulosa da cidade (Southbank, South Yarra, +61 39693 8888, www.eurekaskydeck.com.au). Os arranha-céus, ruas arborizadas e imponentes prédios antigos estão rodeados por cinco quilômetros quadrados de parques e jardins.

Os amantes da cultura vão ficar loucos com o design audacioso da Federation Square. Uma obra de arte por si só, tem galerias inclusive o Ian Potter Centre, dedicado à arte australiana (esquina da Flinders Street e St Kilda Road, www.federationsquare.com.au).

Ali perto, o circuito da arte de Melbourne na St Kilda Road é dominado pelo Victorian Arts Centre, que tem um extenso programa de balé, ópera, teatro e concertos (www.vicartscentre.com.au). Ao lado, a National Gallery of Victoria (NGV) tem 60 mil obras de arte de todos os cantos do mundo (+61 38620 2222, www.ngv.vic.gov.au).

Os esportes em Melbourne são como religião e seu maior templo é o Melbourne Cricket Ground (MCG) com críquete no verão, o Aussie Rules (futebol australiano) no inverno, e em 2006, foi o foco dos Jogos da Commonwealth (Jolimont Street, +61 39657 8879, www.mcg.org.au). Não longe dali, nas remodeladas Docklands, o Telstra Dome é outro estádio para jogos e concerto(www.telstradome.com.au). Os concertos são também agendados na Rod Laver Arena, no Melbourne Park, junto com seu mais famoso evento, o Aberto de Tênis da Austrália.

Viaje para a região oeste para apreciar a magnífica Great Ocean Road (www.greatoceanrd.org.au), observar o litoral todo recortado e praias de surfe mundialmente famosas. Uma importante parada é a cidade de veraneio Lorne, com uma praia abrigada para banho, boulevard de frente para a praia e arredores selvagens, como a Otway Ranges.

A Monington Península, a sudeste de Melbourne, (www.mornington-peninsula.satlink.com.au) está cheia de cidades litorâneas, praias oceânicas, clubes de golfe e uma das regiões de vinho mais promissoras da Austrália.


História Local

Melbourne nasceu por causa das minas de ouro, que tiveram seu auge em 1851-90 quando a nova colônia cresceu em infra-estrutura e serviços sociais, inclusive educação de graça e legislação democrática progressiva. Não durou muito, mas depois da depressão a industrialização vitoriana ofereceu as sementes da recuperação, e a imigração se tornou o sangue novo da cidade, transformando-a na atual jóia cosmopolita moderna.


Política Local

Há um grande fenômeno em Melbourne, que causa inveja aos políticos australianos. Seu nome é prefeito John So e desde a sua eleição em 2001 ele personifica várias das conquistas da cidade: é imigrante, é genuinamente boa pessoa e diz o que realmente pensa, normalmente referendando suas palavras com ações – algo que a média dos políticos australianos não consegue fazer.


Informações úteis

Aeroporto

O aeroporto de Melbourne é o Tullamarine. Os vôos indo para o lado oriental normalmente param em Auckland; para o ocidental, há também opções asiáticas.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois