Embora não tenha uma beleza natural tão impressionante quanto Sydney, Melbourne é uma cidade bonita, olhando para cima. Com mais da metade dos prédios mais altos do país, seu horizonte é dominado pelos 300 metros do Eureka Towers, com plataforma de observação de onde se tem uma vista fabulosa da cidade (Southbank, South Yarra, +61 39693 8888, www.eurekaskydeck.com.au). Os arranha-céus, ruas arborizadas e imponentes prédios antigos estão rodeados por cinco quilômetros quadrados de parques e jardins.
Os amantes da cultura vão ficar loucos com o design audacioso da Federation Square. Uma obra de arte por si só, tem galerias inclusive o Ian Potter Centre, dedicado à arte australiana (esquina da Flinders Street e St Kilda Road, www.federationsquare.com.au).
Ali perto, o circuito da arte de Melbourne na St Kilda Road é dominado pelo Victorian Arts Centre, que tem um extenso programa de balé, ópera, teatro e concertos (www.vicartscentre.com.au). Ao lado, a National Gallery of Victoria (NGV) tem 60 mil obras de arte de todos os cantos do mundo (+61 38620 2222, www.ngv.vic.gov.au).
Os esportes em Melbourne são como religião e seu maior templo é o Melbourne Cricket Ground (MCG) com críquete no verão, o Aussie Rules (futebol australiano) no inverno, e em 2006, foi o foco dos Jogos da Commonwealth (Jolimont Street, +61 39657 8879, www.mcg.org.au). Não longe dali, nas remodeladas Docklands, o Telstra Dome é outro estádio para jogos e concerto(www.telstradome.com.au). Os concertos são também agendados na Rod Laver Arena, no Melbourne Park, junto com seu mais famoso evento, o Aberto de Tênis da Austrália.
Viaje para a região oeste para apreciar a magnífica Great Ocean Road (www.greatoceanrd.org.au), observar o litoral todo recortado e praias de surfe mundialmente famosas. Uma importante parada é a cidade de veraneio Lorne, com uma praia abrigada para banho, boulevard de frente para a praia e arredores selvagens, como a Otway Ranges.
A Monington Península, a sudeste de Melbourne, (www.mornington-peninsula.satlink.com.au) está cheia de cidades litorâneas, praias oceânicas, clubes de golfe e uma das regiões de vinho mais promissoras da Austrália.
História Local
Melbourne nasceu por causa das minas de ouro, que tiveram seu auge em 1851-90 quando a nova colônia cresceu em infra-estrutura e serviços sociais, inclusive educação de graça e legislação democrática progressiva. Não durou muito, mas depois da depressão a industrialização vitoriana ofereceu as sementes da recuperação, e a imigração se tornou o sangue novo da cidade, transformando-a na atual jóia cosmopolita moderna.
Política Local
Há um grande fenômeno em Melbourne, que causa inveja aos políticos australianos. Seu nome é prefeito John So e desde a sua eleição em 2001 ele personifica várias das conquistas da cidade: é imigrante, é genuinamente boa pessoa e diz o que realmente pensa, normalmente referendando suas palavras com ações – algo que a média dos políticos australianos não consegue fazer.
Informações úteis
Aeroporto
O aeroporto de Melbourne é o Tullamarine. Os vôos indo para o lado oriental normalmente param em Auckland; para o ocidental, há também opções asiáticas.