Time Out Viagem

Contexto

Além das belas paisagens, uma riqueza patrimonial e gastronômica.

O gracioso Vieux Port, onde fica o mercado de peixes mais fotogênico da França, é o centro da vida de Marselha. Ao norte, é vigiado pelo Forte St-Jean, do século 12, e ao sul pelo Forte St-Nicolas, mais recente. Ao sul do mercado está o Théâtre National de la Criée (No.30, 04 91 54 70 54, www.theatre-lacriee.com), teatro montado a partir de antigos locais de leilão de peixes.

É aqui também estão lugares mais badalados da vida noturna da cidade. Ao norte do Vieux Port está o bairro de La Panier, no alto do morro, a parte mais antiga da cidade e onde tradicionalmente paravam os imigrantes – e turistas.

É difícil resistir às ruas estreitas, escadarias íngremes e casas antigas em cor pastel. O bairro norte africano de Belsunce, formado em torno da rue d’Aubagne, tem uma atmosfera de mercado de cidade árabe e tem ainda outra fama, menos atraente, de ser uma região de assaltos.

Indo para leste do Vieux Port, a principal rua da cidade é a La Canebière e, embora um pouco surrada, é possível ver o glamour no dinâmico Musée de la Mode (No.11, 04 96 17 06 00, fecha seg). Ao sul da La Canebière, o boêmio Cours Julien (conhecido como ‘Cours Ju’) fica ao lado do antigo mercado central de alimentos.

Hoje é a região mais jovem da cidade, onde estão várias butiques fashion, livrarias, cafés e casas de música. O transado Espace Julien (No.39, 0491 24 34 10, www.espace-julien.com) tem DJs e música internacional ao vivo. As torres brancas do Château d’If, banhado pelo sol e imortalizado pela obra de Alexandre Dumas O Conde de Monte Cristo, hoje é habitada por gaivotas e salamandras, e não por marginais.

A visita ao château é rápida. A dica é trazer um piquenique e aproveitar o mar limpo. As travessia de balsa leva cerca de 20 minutos e sai a cada hora do Quai de Belges, no Vieux Port – agora oficialmente rebatizado de Quai de la Fraternité (SACM, 04 91 55 50 09). Há também balsas menores, também regulares, que vão de um lado a outro do porto.

A Abbaye de St-Victor (3 Rue de l’Abbaye, 04 96 11 22 60), é uma igreja fascinante de dois andares, outrora uma das mais poderosas abadias do sul. Vale a pena a subida. Outra subida, pelas ruas sinuosas e seus degraus, vai levá-lo ao marco mais importante da cidade: Notre-Dame de la Garde (Rue Fort du Sanctuaire, 04 91 13 40 80), uma basílica neobizantina extraordinária.

Informações turísticas: 4 La Canebière (04 91 13 89 00, www.marseille-tourisme.com); também na Gare St-Charles (estação ferroviária).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois