Time Out Viagem

Contexto - Maresias

Praia do litoral norte paulista, a 200 km de São Paulo, Maresias tem 4 km de areia branca boa para caminhar e um mar bravo de águas esverdeadas e adorado por surfistas. No começo dos anos 90, o aumento do agito turístico incrementou a infra-estrutura da praia, que passou a ter baladas recheadas de famosos, restaurantes criativos e hotéis e pousadas mais gabaritados. Durante um tempo, as areias de Maresias ficaram conhecidas pela disputa de espaço (e atenção) entre patricinhas com biquínis da moda, surfistas, lutardores de jiu-jitsu, country-boys e baladeiros.

Mas de uns tempos para cá, ocorreu uma forte “familiarização” do público, por causa principalmente da proliferação de condomínios residenciais na região. Maresias ainda tem muito agito na temporada, mas a enchente de visitantes diminuiu, assim como o clima de culto ao corpo que antes imperava. A parte chata disso tudo, porém, é que se o boom imobiliário afastou a badalação excessiva, hoje quem vai à Maresias tem que fazer um esforçinho para conseguir ver o mar – a orla está tomada de construções. A Praça Internacional do Surfe, onde acontece uma feirinha ao ar livre com camisetas, bijuterias e artesanato, é um dos poucos lugares fora da praia de onde ainda se pode avistar o oceano.

Mudanças à parte, a noite de Maresias continua sendo uma das melhores do litoral norte. Quando escurece, o agito migra da praia para os restaurantes, bares e, mais tarde, às baladas de Maresias. DJ´s gringos e brasileiros têm lugar reservado em clubes como o Sirena. Outros points que enchem bem, como o Santo Gole, tocam clássicas da MPB e pop rock para um público um pouco mais velho.

Para quem cansar do agito, uma boa sugestão é seguir até Paúba, praia vizinha de Maresias mais tranqüila e conhecida por suas ondas fortes. Do outro lado, já em Boiçucanga, a Praia Brava é mais selvagem e também cativa surfistas amadores e profissionais. A dica para os que vão à Maresias nos feriados é evitar os horários mais movimentados na estrada. O trânsito fica sempre monstruoso e a viagem se alonga em várias horas.

Sabe-se que, séculos antes do descobrimento, Maresias era habitada por comunidades Tupinambás e Tupiniquins. Décadas após a chegada dos portugueses, engenhos de cana foram implantados na região de São Sebastião – atividade que produziu algum desenvolvimento econômico e político.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois