Time Out Viagem

Contexto

Uma linda paisagem, com clima ameno e peixe fresco.

Madeira não leva esse nome à toa. A ilha, a 560 km de Marrocos, tinha uma densa floresta quando o explorador João Golçalves Zarco a anexou às terras portuguesas em 1420. Hoje em dia, após a intensa colonização por portugueses, flamengos e italianos, a maioria das plantas dos parques é importada.

Dois terços da ilha de Madeira é uma área de reserva, com incríveis paisagens costeiras e montanhosas. Você pode caminhar por 1600 quilômetros de canais de irrigação que ligam a porção norte, mais úmida, à porção sul. O ponto de partida de uma caminhada de duas horas pelo interior das montanhas fica perto dos jardins mais famosos de Madeira, a Quinta do Palheiro Ferreiro (São Gonçalo, 291 793 044), aberto nos fins de semana pela manhã.

Outras caminhada também de duas horas vai da Quinta até outro parque público, o Jardim Botânico (Caminho do Meio, Funchal, 291 211 200/6), onde se tem uma boa noção tanto da flora nativa, quanto exótica. Perto da capital, Funchal, há muito o que ver, a começar pela catedral, a Sé, uma das várias igrejas com linhas manuelinas, o estilo gótico português.

Ali perto fica o museu Cidade do Açúcar (Praça do Colombo 5, 291 236 910, fecha sáb e dom), que fica no antigo comércio do açúcar. Ao redor da praça principal, a Praça do Município, está a Câmara Municipal do século 18; o Museu de Arte Sacra (Rua do Bispo 21, 291 228 900, fecha seg), tem uma coleção de pinturas flamengas; a Igreja do Colégio, do século 17, tem os tradicionais azulejos portugueses.

A oeste de Funchal fica o parque Jardim de Santa Catarina, residência oficial do presidente. O famoso Reid’s Palace marca o começo da região dos hotéis; ali está Formosa, a única praia limpa de Funchal, com areia vulcânica preta. Seis quilômetros a nordeste de Funchal está Monte, uma linda cidade no alto da montanha. Sua igreja é muito procurada por peregrinos. A maioria dos turistas sobe até lá de bondinho e desce como manda uma tradição muito esquisita: em cestos de vime gigantes empurrados por motoristas usando chapéus de palha.

Informações turísticas: Avenida Arriaga 18, Funchal (291 211 900, www.madeiratourism.org).



Aeroporto

O Aeroporto de Funchal (291 524 941/922) fica 19 km a leste da capital. Sua pista fica numa faixa de terra artificial.


O ônibus sai a cada meia hora para a Avenida Calouste Gulbenkian, no centro (40 min, €2). A corrida de táxi custa cerca de €20.Tempo de vôo: 3h50min.


Ônibus

Funchal está servida por linhas de ônibus baratas e eficientes. Fora da capital, foram construídos túneis para transpor as formações vulcânicas, mas se quiser ir para regiões mais distantes, terá de ir de carro.


Bicicletas

O ciclismo, não permitido nos canais, é só para os corajosos; a topografia é inclinada e as estradas são estreitas – e ainda ficam molhadas pela água das cachoeiras entre Porto Moniz e Seixa.


Táxi

291 220 911.


DDI/DDD: + 35 1.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois