Time Out Viagem

Contexto

Localizada entre dois rios e numa zona montanhosa, a cidade oferece tranquilidade em suas ruelas, mas também uma agitada vida cultural.

Embora seja dividida em arrondissements numerados, que são subdivididos em quarteirões, você ainda pode ter dificuldade de andar por Lyon. Afinal, são dois rios, 28 pontes e inúmeras montanhas.

O centro, ou Presqu’Ile, é uma estreita faixa de terra onde o Saône e o Rhône se encontram.

Para oeste fica a Vieux Lyon, para leste a Rive Gauche e o novo centro empresarial.

Existe uma influência florentina na Vieux Lyon, hoje considerado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.

Suas estreitas ruas de pedra fervilham com bistrôs e butiques.

Procure a marca registrada de Lyon, os traboules, becos usados pelos artesões da seda e, mais tarde, pelos soldados da Resistência durante Segunda Guerra.

Da praça St-Jean, com sua imensa catedral gótica do século 16 e seu relógio astrológico, pegue o funicular (6 rue de l’Antiquaille) até a Basilique Notre-Dame de Fourvière, o marco da cidade com suas torres gêmeas no topo.

Também na cidade antiga há um anfiteatro romano.

No centro, a grandiosa Place Bellecour, com a estátua eqüestre de Louis XIV, é o miolo da Lyon chique, onde os apartamentos são espaçosos e as lojas, elegantes.

Ao lado do Hôtel de Ville, a Opéra National de Lyon (1 place de la Comédie, 04 72 00 45 45, www.opera-lyon.org) é um prédio do século 18, com o teto de vidro projetado por Jean Nouvel, iluminado à noite com fachos violeta.

A Croix-Rousse é o centro histórico da indústria da seda, hoje ocupada por muitas lojas e restaurantes.

A Maison des Canuts (10 Rue d’Ivry, 04 78 28 62 04, fecha seg.) dá uma boa noção do que foi o comércio da seda no passado.

Do outro lado do Rhône, as lojas chique se alinham na extremidade norte da Rue Cours de la Liberté.

Ali perto, o Institut Lumière (25 Rue du Premier Film, 04 78 78 18 95, www.institut-lumiere.org, fecha seg) está instalado na casa em que os irmãos Lumière, os inventores do cinema, cresceram. Nele há um cinema, câmeras antigas e fotografias.

Na direção norte, a impecável Cité Internationale abriga o Musée d’Art Contemporain (81 Quai Charles de Gaulle, 04 72 69 17 17, www.moca-lyon.org, fecha seg, ter).

Informações turísticas: Place Bellecour (04 72 77 69 69, www.lyon-france.com ).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois