Time Out Viagem

Contexto

Para surfar quando o tempo estiver bom, sem ondulações, e kitesurfar quando estiver ventando e as ondas ficarem mais altas.

As praias pretas, formações rochosas como torres e, logicamente, vulcões escuros e dormentes dominam a paisagem. Embora a última erupção tenha ocorrido em 1824, a atividade vulcânica ainda está ativa debaixo da terra, onde as temperaturas podem chegar a 100°C. Do Parque Nacional Timanfaya (928 840 056) você pode sentir o silêncio e observar a paisagem marcada por crateras.

No ingresso está incluso um passeio de 45 minutos de ônibus pelo parque. Indo pela Rota Volcano, você passa por vários vulcões mais proeminentes e maravilhas geológicas, e termina no topo do vulcão Isolte de Hilario. Aqui, o calor infernal é usado no restaurante circular El Diablo, onde a carne é grelhada em uma churrasqueira vulcânica natural.

O restaurante foi projetado pelo artista e arquiteto César Manrique (1919-92), pessoa fundamental no desenvolvimento da ilha.

À medida que o turismo invadia as outras Ilhas Canárias nos anos 1970, deixando que o concreto vertical dominasse a paisagem, Manrique buscou criar um equilíbrio entre o ambiente natural privilegiado de Lanzarote e as pressões desenvolvimentistas. Sua casa futurística, hoje a Fundação César Manrique (Taro de Tahiche, 928 843 138, www.fcmanrique.org), foi construída a partir de cinco bolhas vulcânicas, interligadas por pequenas passagens feitas pela lava.

O resultado é uma impressionante fusão da natureza com a arquitetura. Manrique também projetou o pequeno Museu de Arte Contemporânea, dentro do Castillo de San José, do século 16 (Puerto Naos, 928 812 321), assim como seu delicioso restaurante na extremidade do porto. Mais ao norte, outra criação sua é o Jardim de Cactos, com mais de 10 mil cactos.

O que atrai as pessoas a Lazarote é, logicamente, o clima – a temperatura gira em torno de 20°C em dezembro, inverno europeu. Se quiser ver as praias, o litoral norte é bem mais tranqüilo e suas praias são boas para surfe – Morro Negro e Slab, perto de La Santa, são famosos, mas indicados somente para profissionais, enquanto que a Playa Famara tem ondas perfeitas para novatos no surfe e no kitesurfe. No sul há inúmeras praias com areia, pequenas e médias. Evite as praias em Arrecife, ou vá para a menos turística Puerto del Carmen.

Ou ainda, veja no site do departamento de turismo quais são as praias mais tranqüilas, como por exemplo a Papagoya.

• Informações turísticas: Blas Cabrera Felipe s/n, Arrecife (928 811 762, www.lanzaroteisland.com).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois