Time Out Viagem

Contexto

Uma região de rara beleza, com uma das paisagens mais selvagens e lindas da Inglaterra.

Windermere é o maior lago da Inglaterra, com 16 km de extensão e 61 m de profundidade. É o centro de Lake District para os esportes aquáticos, mas agora sem o abuso dos barcos a motor cruzando em alta velocidade as águas – o limite foi fixado em 16,1 km/h. A cidade de Windermere, a 1,6 km do lago, virtualmente juntou-se à cidade irmã Bowness-on-Windermere. Bowness, de frente para o lago e e com pequenas baías, atrai a maioria dos turistas.

Foi a chegada da ferrovia nos anos 1840 que transformarou essa cidade remota e rural numa atração turística. A herança vitoriana ainda é bastante evidente hoje em dia, nas casas de pedras e B&B, além das bonitas casas de campo. Muitos desses prédios elegantes são hoje hotéis luxuosos, com serviço regado à pratarias e porcelanas. Entre três lindos morros – Loughrigg, Fairfield e Wansfell – Ambleside foi o centro do comércio local por século. Hoje seu principal negócio é o turismo, enquanto os arredores são fortes na criação de ovelhas.

As proezas das histórias da escritora Beatrix Potter alimentam a indústria dos souvenirs, mas ela também é conhecida localmente por seu rebanho de ovelhas Herdwick. Há cerca de 2.000 anos, os romanos construíram sua base em Fort Galava, perto do atual Waterhead (parada da balsa de Windermere). Depois da partida dos romanos, Waterhead foi abandonada até o desenvolvimento da indústria do turismo nos anos 1850, quando os barcos a vapor começaram a transitar pelo lago, trazendo visitantes elegantes e bem formados.

Uma parada para reabastecer e seguir explorando as montanhas ao lado, Ambleside é o lugar ideal para os andarilhos e aventureiros testarem o que há de mais novo em matéria de impermeáveis, botas e chapéus. Há também muitas lojas de alimentos orgânicos e delis, mas os antigos cafés e lojas ainda marcam presença.

História Local

A dramática paisagem da Cúmbria foi esculpida pelos imensos glaciares da Era do Gelo. Disputada por romanos, Vikings e vizinhos, foi conquistada mesmo pelos poetas românticos no final do século 18, em particular William Wordsworth, cujo ‘Complete Guide to the Lakes’ foi um dos primeiros guias da região. Outros moradores literatos são Samuel Taylor Coleridge, Beatrix Potter e Arthur Ransome. Grande parte da região formou o maior parque nacional da Grã-Bretanha em 1951.

Política Local

As comunidades rurais de Cumbria são tradicionalmente conservadores – embora isso esteja mudando. Em maio de 2005, o candidato democrata Tim Farron conquistou a cadeira Westmorland & Lonsdale por meros 200 votos – colocando um ponto final nos 95 anos de dominação do conservador partido Tory.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois