Time Out Viagem

Atrações

Não perca a oportunidade de ver KL em toda a sua glória das Petronas Towers e veja de perto, e com seus próprios olhos, as ruas da Chinatown.

Valentine Willie Fine Art

1st floor, 17 Jalan Telawi 3, Bangsar Baru +60 3 2284 2348 2ª-6ª, 12h/10h; sáb., 12h/18h
De todos os espaços artísticos da Ásia, a Malásia é um dos países mais subestimados. Assim como em todas as culturas locais, a arte aqui, forte em óleos e colagem, reflete a teia multiétnica da sociedade malaia. A galeria Valentine Willie funciona há quase 10 anos e ajuda a colocar a arte local no mapa.


Bukit Bintang Walk

Jalan Bukit Bintang, começa perto do JW Marriott, aberto 24h
Para quem gosta de compras, essa faixa comercial é o coração de KL. Alguns chamam este trecho de Golden Triangle (‘Triângulo Dourado’) e é onde estão muitos shoppings e hotéis, de várias categorias. Do lado de fora dos cafés e bistrôs há tendas no estilo árabe cheias de gente bacana; muitos casais vêm passear por aqui. Shoppings chiques, como o Lot 10 e Star Hill, imprimem um contraste maravilhoso com as ruelas paralelas cheias de vendedores de condimentos e de chá com leite, e de quiosques de massagens no pé. Experimente os diversos tipos de comida nos hawkers locais, como o famoso Jalan Alor, bem atrás do Bukit Bintang.


Petronas Towers

Kuala Lumpur City Centre +60 3 2051 5000 Sky Bridge, 3ª-sab., 9h/17h; 6ª, 13h/14h30. Fecha 2ª, exceto feriados e férias escolares (abre 9h/21h), dias ao redor do Eid Al-Fitri (fim do Ramadã), Eid Al-Adha. Verifique os horários antes
Ícone desde a sua construção, as torres gêmeas da Malásia são um golpe de mestre do arquiteto ítalo-americano Cesar Pelli. Altamente influenciada pela arquitetura tradicional islâmica, sua estrutura de ferro tem até um véu de metal que evoca os tradicionais usados pelas mulheres islâmicas. Além de ter um dos maiores shoppings de KL, o KLCC também abriga a Dewan Filharmonik Petronas. Vista-se formalmente e vá assistir à Malaysian Philharmonic Orchestra – será uma excelente noite de música clássica. Os ingressos podem custar meros RM10. A melhor hora para visitar a Sky Bridge é antes do meio-dia, já que só estão disponíveis 1400 ingressos por dia e as pessoas são atendidas por ordem de chegada.


Chinatown

Jalan Petaling e ruas ao redor, aberto24h
Enquanto Cingapura consegue ser organizada e limpa, KL consegue manter um equilíbrio entre tradição e modernidade na medida certa. O sopro do antigo ainda está vivo na Chinatown, onde estão os vendedores de patos, os pequenos cafés, barracas de satay, hotéis baratos, onde os turistas e malaios se misturam. Ainda é uma área comercial agitada, com o jeito efusivo dos chineses, tão característico da Ásia antiga. A comida no Jalan Tun Cheng Lock é muito, mas muito famosa.


Asian Heritage Row

Jalan Doraisamy (saindo da Jalan Sultan Ismail)
Asian Heritage Row é um conjunto de estabelecimentos bem conhecido. O que era antes uma fileira de casas negligenciadas antes da guerra, localizadas na Jalan Doraisamy, hoje forma um conjunto restaurado, com o charme neoclássio do século 20 preservado e equilibrado com toques de modernidade, com até alguns badalados pontos de encontro. Escolha um dos lindos restaurantes como o Cochine (No.62, +60 16 200 8380), que tem pratos do Laos, Camboja e Vietnã, ou o Palacio (No.65, +60 16 206 9992) que prepara pratos do sul da França e Espanha. Se quiser degustar vinho, a recomendação é o W Wine Room (No.67, +60 3 2691 8672) ou o Mojo’s (No.42, +60 12 363 6834). Termine a noite divertindo-se no Bar SaVanh (No.62, +60 16 200 8380), Bar Blond (No.50, +60 12 271 4547) ou The Loft Upstairs (No.28-40, +60 12 244 9955).


Lake Gardens (Taman Tasek Perdana)

Jalan Perdana diariamente, 9h/18h
Uma das coisas mais memoráveis de KL é a sua exuberância. A selva aparece em todos os lugares da cidade e os macacos são vistos com freqüência nos subúrbios. O central Lake Gardens tem quilômetros de árvores antigas, lagos e trilhas. É gostoso visitá-lo de manhã ou à noite, seja a pé ou de carro. Visite o Tugu Negara, um monumento nacional de 15 metros que homenageia a liberdade dos guerreiros malaios na Segunda Guerra. A estátua foi esculpida por Felix de Weldon, que também é responsável pelo famoso USMC War Memorial em Virginia, nos Estados Unidos. Entre as outras atrações em Lake Gardens estão o Deer Park, o Hibiscus Garden (o hibisco chinês, chamado Bunga Raya, é a flor nacional da Malásia), o Orchid Garden, o Butterfly Park e o Bird Park.



Chá no Carcosa Seri Negara

Taman Tasik Perdana +60 3 2282 1888 diariamente, 14h/17h
Das muitas tradições herdadas dos ingleses, nenhuma é tão presente quanto o hábito de tomar chá. Nesse luxuoso hotel de seis quartos em Lake Gardens, pouquíssima coisa mudou nessas décadas depois da independência. Os quartos foram embelezados graças ao designer de interiores Jaya Ibrahim, mas as tardes ao léu tomando chá com creme e bolachas ainda estão bem vivas. A própria rainha Elizabeth II hospedou-se – e tomou chá - aqui.


Shisha e teh tarik no Warong Uncle Don’s

Jalan 24/70A Desa Sri Hartamas
O outro costume em torno do chá, ainda mais comum e mais local, vem da Índia, onde o chá é misturado com leite e especiarias. Aqui na Malásia o preferido é chamado tarik (traduzido como ‘aerado’): numa mão fica o copo de chá, na outra o bule de leite, bem distante do copo. Ao derramar o leite de uma grade altura o chá fica aerado. Uncle Don é uma das mais famosas casas de chá (chamadas mamaks) de donos indo-muçulmanos. Ganhando popularidade por causa do narguile (shisha), você pode escolher o fumo com uma grande variedade de aromas de frutas, enquanto toma seu teh tarik.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois