Time Out Viagem

Contexto

Kiev ainda não viveu seu boom turístico.

Dividida entre seu passado soviético e os laços renovados com a Europa, a agitada capital da Ucrânia, Kiev (ou Kyiv), ainda não recebeu sua devida parcela de turistas do ocidente. Mas com a renovação e o desenvolvimento da capital, isso vai mudar logo. Kiev foi construída em cima de uma série de morros com bosques, que imperam sobre o rio Dnipro, e em seu horizonte brilham os domos dourados das igrejas. A revolução política e a pacífica Revolução Laranja de 2004 colocaram essa cidade histórica de volta ao mapa. Apesar de independente há mais de 15 anos e do forte sentimento nacionalista, a Ucrânia ainda mantém um clima russo.

O centro antigo e o moderno estão no lado oeste do rio. O centro antigo tem como núcleo a catedral de St Sophia (Volodymyrska 24, 278 67 06, fecha qui) e a porção norte da Vulitsya Volodymyrska. Ao norte está Podil (ou cidade baixa), o porto histórico da cidade e o centro comercial. Hoje, o lugar abriga galerias movimentadas, lojas transadas, cafés e alguns museus, todos freqüentados por moradores nos fins de semana. Uma caminhada de 15 minutos morro acima leva até a praça principal da cidade, a Maydan Nezalezhnosti, ao sul da catedral de St Sophia. É nessa praça que acontece a maioria das atividades. Entre as ruas que saem dela está a Vulitsya Khreschatyk, o centro de compras e de comércio da cidade, com muitos exemplos de prédios perfeitamente preservados no estilo stalinista.

A Central Universal Store, saindo da Khreschatyk em Khmelnytskovo 2, é um exemplo – o que era uma loja de departamentos com produtos de toda a União Soviética hoje se parece mais com uma dessas grandes redes internacionais em termos de estoque. A grande área de parque, a leste da Maydan Nezalezhnosti, ao longo da Volodymyrsky em direção ao rio, é um dos diferenciais da cidade. Nela está o Monumento à Unificação da Rússia e Ucrânia – figuras colossais erguidas em 1983 para representar a unificação dos dois países em 1653. Também na Ulitsya Volodymyrska está a Opera Nacional, do século 19, recém-restaurada (279 1169, www.opera.com.ua).

A igreja St Andrew’s (Andriyivsky Uzviz 23, 228 58 61, fecha qua) fica ao sul de Podil; a Andriyivsky Uzviz (Descida de Andrew) talvez seja a rua mais famosa de Kiev. Ligando a cidade alta a Podil, St Andrew’s está bem no fim dela. É uma bonita e preservada igreja barroca em homenagem ao apóstolo que trouxe o Cristianismo para o antigo principado de Kiev. Passe o dia na ilha de Trukhaniv; os moradores de Kiev freqüentam a ilha no verão para tomar sol, pisar na areia e comer o Shashlyk, churrasco famoso na região.

Da ilha tem-se uma vista espetacular de Podil e do centro da cidade. Para chegar lá, simplesmente caminhe pela ponte de pedestres, que começa na Khreschatyk-Naberezhne. Quem se interessa por assuntos da Segunda Guerra não deve perder o Grande Museu Patriótico de Guerra (Sichnevoho Povstannia 44, 285 9452, fecha seg). Ele conta a história da luta entre a União Soviética e a Alemanha nazista e mostra artefatos incríveis, inclusive uma suástica imensa tirada dos prédios ocupados. Colocada no topo do museu está a Rodyna Mat (Mão da Nação), uma estrutura maciça de titânio imperando na margem direita do rio. Todo o complexo está rodeado por um espaço público aberto, de onde se tem uma visão maravilhosa da cidade. Kiev tem ainda outros exemplos do estilo soviético – agora subterrâneos. São as bonitas estações de metrô da era soviética.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois