A Casa de Cultura Jorge Amado, no centro de Ilhéus, tem exposições sobre a vida e obra do célebre autor baiano, além de um espaço para projeção de filmes e palestras. O palacete que abriga o museu foi residência da família do escritor por onze anos, ainda durante a infância de Jorge Amado. Curiosamente, o lugar foi comprado depois que a família do autor ganhou na loteria, deixando de trabalhar com conserto de calçados para alojar-se na mansão neoclássica, com azulejos ingleses e madeira de jacarandá. Casa de Cultura Jorge Amado. tel. 73 – 3634-8986. Rua Jorge Amado, 21. Aberto de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, sábado das 9h às 13h. Quando cruzeiros atracam em Ilhéus, o lugar fica aberto das 9h às 18h sem interrupções.
Ainda seguindo os passos do maior escritor baiano, o Quarteirão Jorge Amado abriga o bar Vesúvio, retratado em seu livro Gabriela Cravo e Canela (1958). O calçadão central da região, com várias lojas, leva até a Catedral de São Sebastião.
Entre as melhores praias de Ilhéus estão Sirihyba, Canavieiras e Batuba. Tem ainda Milionários do Sul e São Miguel, com águas mais calmas. O belo visual do Morro de Pernambuco também merece uma visita.
Escrito por Time Out Viagem editors