A praia paradisíaca de Aventureiro - na parte oeste da ilha, acessível por uma trilha que sai de Provetá - é uma das melhores para o surfe. Os moradores servem refeições aos visitantes – já para passar a noite por lá é preciso convencer algum deles a ceder um espacinho para montar sua barraca.
Ponto final de uma trilha de quase 11 km, o Bico do Papagaio (de quase mil metros de altura) tem uma vista panorâmica de derrubar o queixo. Outra opção para um visual único é o Farol dos Castelhanos, projetado no século XIX, todo mecânico e com lentes de cristal, na ponta leste da ilha.
Ilha Grande abrigou, durante quase dois séculos, colônias penais. Hoje é possível visitar algumas marcas desse passado como as ruínas do presídio do Lazareto, na praia Preta, e o Aqueduto, formado por arcos que percorrem centenas de metros, construídos para levar água ao presídio (a meia hora de Abraão).
Embaixo d´água
As operadoras de mergulho de Ilha Grande fazem passeios quase diariamente (mesmo na baixa temporada) e tem infra-estrutura completa para a prática. Lugares como Jorge Grego, Queimada Pequena, os naufrágio de Pingüino e do helicóptero e as cavernas da Laje dos Coronéis estão entre os melhores pontos para mergulhar. Os passeios costumam sair de manhã e voltar à tarde, com direito a dois mergulhos.
Elite Dive Center. tel. (24) 3361 5501. www.elitedivecenter.com.br
Ilha Grande Dive. tel. (24) 3361 5512. www.ilhagrandedive.com.br
Com um simples snorkel é possível desbravar boa parte da vida marinha da Lagoa Azul, no extremo norte da ilha. Perto de Araçatiba, a Lagoa Verde - ou Boqueirão - é também um dos melhores lugares para o mergulho livre, com uma bela formação de corais esverdeados.