Como o museu de Arnold Schwarzenegger fechou as portas, o turista fica com mais tempo para explorar as ruelas escondidas do Altstadt, um dos labirintos medievais, fachadas barrocas e pátios renascentistas citados pela UNESCO, construídos no império dos Habsburgo já sob o comando dos Leopoldinos, antes destes partirem para Viena, em 1619. Localizada na margem oeste do Rio Mur, aos pés da Schlossberg, o Altstadt é cortado pelas duas principais vias comerciais Herrengasse e Sackstrasse.
Entre lojas e restaurantes convidativos, os imponentes edifícios históricos se sobressaem, tais como o barroco Palais Attems e o mais visitado dos parlamentos regionais, o Landhaus. Esse último abriga o Zeughaus (Herrengasse 16, 801 79810, www.museum-joanneum.at), em uma antiga e histórica fábrica de armas. Tem também um pátio espetacular onde são organizados concertos e no Natal é exposto um presépio esculpido no gelo.
Há mais desses pátios com pórticos espalhados pelo bairro, em Sporgasse, Hofgasse e Bürgergasse. Essas são as mais bonitas ruas medievais, ao redor da catedral e do Mausoléu de Ferdinando II, o último imperador residente na cidade.
Para ver o conjunto de domos, flechas de torres e telhados avermelhados, suba o morro Schlossberg – pode ser de funicular, pelos degraus da medieval Sporgasse ou de elevador, pela Schlossbergplatz. Ali em cima os passeios são lindos. Há bosques, restaurantes com vista e a torre com o relógio e o campanário de Graz – tudo o que restou da fortaleza destruída em 1809, durante a era napoleônica.
Olhando para baixo, em direção ao Mur, chama a atenção o bizarro exterior do centro cultural em forma de ventrículo do Kunsthaus Graz (Lendkai 1, 8017 9200, www.kunsthausgraz.at, fecha seg). Ele lembra o coração humano cuja pele muda à noite por causa dos efeitos de luz – produz um efeito visual com a mesma linguagem que a arte contemporânea exposta ali.
Em frente, balançando nas águas turbulentas do Mur, a ilha artificial de aço e vidro do arquiteto Vito Acconci, morador do Brooklyn, também é impressionante.
• Informações turísticas: Herrengasse 16 (80 750, www.graztourismus.at).