Time Out Viagem

Contexto

Cenário estonteante em algumas das praias mais bonitas do Brasil.

Cada dia em Noronha (se faça de íntimo e dispense o prenome) vale muito. Não pela taxa diária e obrigatória de preservação ambiental, pois quem vai para o paraíso não pensa em dinheiro. É que as 16 praias da única ilha habitada (chamada Fernando de Noronha, assim como o arquipélago) oferecem shows naturais, faça chuva ou faça sol. E costuma fazer os dois. Divida a estadia em basicamente duas partes: sobre e sob as águas da ilha.

Localizado a 545 quilômetros de Recife, o arquipélago de Fernando de Noronha compreende ilhas, ilhotas e rochedos, que ocupam uma área de 26 km2. A única ilha habitada tem o mesmo nome do arquipélago e é a principal, com l7km² de extensão.

O acesso ao Parque Nacional de Fernando de Noronha é controlado pelo Ibama, que permite apenas 460 visitantes por dia. Além disso, o turista tem de pagar uma taxa ambiental diária, que aumenta de acordo com o tempo de permanência no local. A tabela atualizada desses valores pode ser encontrada no site oficial do arquipélago, www.noronha.pe.gov.br, assim como diversas informações úteis ao turista.

Uma boa dica é pagar a taxa ambiental antes de chegar à ilha, pela internet – assim não é preciso passar os primeiros quarenta minutos de viagem em uma fila no aeroporto.

Aos mergulhadores, o “mar de dentro” (voltado à costa e, por isso, geralmente mais calmo) reserva bons pontos para exploração marinha – como a Corveta e a laje dos Dois Irmãos – durante quase o ano todo. A melhor época para mergulho no “mar de fora” (que não dá para o continente) vai de novembro a fevereiro, quando as águas ficam mais calmas e a visibilidade atinge seu auge – quase 50 metros. Também nesse período, correntes vindas da Europa alimentam as ondas de Noronha, fazendo a graça dos surfistas.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois