Time Out Viagem

Contexto

Cenário fabuloso e história preservada.

Creta tem quatro províncias – Iraklion, Lasithi, Rethymnon e Hania – cada uma com sua própria atração. Iraklion é a capital da ilha e da província. Grande e populosa, é bem aquilo que se imagina de uma cidade insular. No entanto, apesar da agitação, vale a visita, mesmo que seja só pelo seu museu arqueológico (Xanthoudidou Street, saindo de Plateia Eleftherias), onde estão algumas das antiguidades minóicas mais impressionantes do mundo.

A visita ao museu fornece os elementos essenciais para um passeio até o monumental sítio de Knossos, cinco quilômetros ao sul. É imperdível e o maior dos palácios minóicos. A pitoresca Ayios Nikolaos, capital provincial de Lasithi, está surgindo como principal ponto de encontro da noite na ilha. Em seu litoral leste, quem gosta de sol segue para Vai, uma praia de areia famosa por seu exótico bosque de palmeiras.

Evite Vai em julho e agosto, quando os pacotes turísticos lotam a praia. Uma famosa excursão em Lasithi é ir até a ilhota de Spinalonga, onde está a fortaleza veneziana, que mais tarde se tornou uma colônia de leprosos em quarentena – pode-se ir de barco desde Elounda. A capital de Rethymnon, de mesmo nome, é uma cidade adorável onde se pode andar no calçadão de frente para a praia e explorar as pequenas ruas da preservada cidade antiga, cheia de restaurantes, bares e cafés.

Vale a pena passar o dia no Monastério de Arkadhi, 25 km a sudeste da cidade, por seu significado histórico na batalha de Creta pela independência, assim como por sua linda estrutura e localização maravilhosa. Hania, a capital provincial na extremidade oeste de Creta e considerada normalmente a cidade mais bonita da ilha, é uma base excelente para fazer outras viagens para o interior da ilha, para as acidentadas Montanhas Brancas e a famosa Garganta Samaria, a mais longa da Europa.


História Local

O fato de abrigar a primeira civilização européia é um feito e tanto na história de Creta e a maior parte das atrações da ilha se baseiam nisso. Porém, além dos sítios minóicos e antiguidades, há ruínas de outros períodos do passado de Creta, entre eles os fortes venezianos e os castelos ainda de pé, as inúmeras relíquias otomanas e as igrejas e monastérios bizantinos que contêm alguns incríveis afrescos e pinturas nas paredes medievais.


Política Local

A  história de Creta, da rebelião contra os turcos até a união oficial da Grécia em Creta no ano de 1913, está bem documentada e o espírito impetuoso ainda é típico dos jovens da ilha. Como o resto da Grécia, o país sofreu muito para entrar na modernidade e ingressar na Comunidade Econômica Européia (hoje UE) em 1986. Creta, assim como o resto da Grécia, está prosperando e tem o trunfo de ser ao mesmo tempo moderna e histórica. O turismo continua sendo sua principal fonte de renda, embora Creta seja uma das poucas ilhas que não conta com isso.


Informações úteis

Aeroporto

Creta tem dois aeroportos principais: Iraklion, 4 km a leste da cidade de Iraklion, e Hania, 15 km a nordeste da cidade de Hania. Se você voar para Atenas, pode pegar um vôo direto da Olympic Airlines para a cidade de Sitia, a nordeste.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois