No coração da cidade – se é que se pode chamar de cidade um lugar com um pouco mais de 20 mil habitantes, com uma catedral no centro – estão duas grandes praças, uma ao lado da outra: uma é bulcólica, sossegada, a outra pomposa, formal.
A Plaça d’es Esplanada é mais conhecida como Plaça d’es Pins, com altos pinheiros, bancos e cafés. Ao lado está a Plaça d’es Born, uma praça ampla, rodeada por prédios que formam um cenário, incluindo o prédio da Prefeitura, um teatro e os palácios do século 19.
O obelisco do centro da praça é uma lembrança do sangrento ataque turco de 1558, que culminou em três dias de violência com estupros, assassinatos e pilhagem. A cidade foi então destruída e 3.452 homens e mulheres seqüestrados e enviados, respectivamente, aos trabalhos forçados como escravos e cortesãs, em Constantinopla.
O prédio mais alto da Plaça d’es Born é o prédio da Prefeitura a noroeste; construído no lugar onde fora a antiga cidade murada real dos mouros, o prédio incorpora referências tanto dos mouros quando da arquitetura militar.
Pode-se visitar o que restou do antigo Palácio do Governador. Perto da prefeitura, uma balustrada de frente para o porto é tudo que restou das colunas da cidade medieval, demolidas no final do século 19.
Ao norte da praça está o antigo Teatre d’es Born, do século 19, e à direita está a C/Sa Muradeta, que leva até o Bastió de Sa Font, construído em 1677 como parte da defesa da cidade.
Hoje contém o pequeno, porém interessante Museu Municipal de Ciutadella (971 380 297, www.ciutadella.org/museu, fecha dom, seg). O lado leste da praça está tomado pelos palácios do século 19. Palau Torresaura, o mais impressionante dos três, tem uma fachada neoclássica linda, com duas galerias de três arcos, feitos posteriormente para que ficassem alinhados com o Palau Salor ao lado.
Seguindo pelo calçadão C/Major d’es Born passa-se por um outro palácio, o Palau Olivar, do século 17, para então chegar à Catedral (971 380 739), um bonito e robusto prédio monolítico, em pedra arenosa rosa claro. Na entrada sul da catedral, uma porta de madeira se abre para o agradável pátio do Palau Episcopal.
Dê um pulo na padaria em frente, onde os pães regionais são assados em fornos à lenha. Ao sul da C/ del Roser está a entrada entalhada da Església del Roser, uma igreja barroca pequena e linda, enquanto que a Torre de Sant Nicolau fica na porção baixa dos montes, a oeste, guardando a entrada do porto.
- Informações turísticas: Plaça Catedral 5 (971 382 693, www.e-menorca.org).