Time Out Viagem

Contexto

Chicago é famosa por seus arranha-céus gigantes, criados pelos melhores arquitetos do mundo.

Mesmo que a recente revitalização do centro da cidade – o famoso Loop – tenha tornado a cidade um centro internacionalmente aclamado de teatros, óperas e dança, à noite você verá esses bares clandestinos voltarem à ativa. Ainda assim, Chicago não é uma cidade que teme mudanças: essa infame cidade de açougueiros foi a primeira dos Estados Unidos a banir a venda de foie gras – atitude recebida com controvérsia.

Hoje, centenas e centenas de visitantes voam na ‘Cidade dos Ventos’ – assim chamada não por causa das lendárias rajadas no Lago Michigan, mas principalmente por causa da oratória inflada dos políticos de Chicago. Na terceira maior cidade dos Estados Unidos, o mais importante é saber como fazer, e não o que fazer. Há prédios históricos a obras modernas altamente tecnológicas, criadas por craques como Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe. Seus museus de primeira-classe exploram a história de Chicago, a arte moderna, a cultura afro-americana, a história natural e tudo mais relacionado.

Os restaurantes e lojas cobrem qualquer gosto e orçamento. Chicago é composta de muitas áreas distintas. Em Loop – assim chamada por causa do trem elevado que faz um looping em cima do centro empresarial – as torres arranha-céus e as águas azuis do Lago Michigan se estendem até onde a vista alcança. Foi aqui que muitos dos grandes arquitetos do mundo fizeram seu nome e onde a mais nova jóia da cidade, o Millennium Park, entrou para o hall das atrações que não podem ser esquecidas, tanto para turistas quanto para moradores.

Ao sul está o Museum Campus, um centro de cultura, não tão pequeno, que abriga as três mais importantes instituições culturais da cidade – a Adler Planetarium (300 S Lakeshore Drive, tel. +1 312 922 STAR, www.adlerplanetarium.org), a Shedd Aquarium (1200 S Lake Shore Drive, E McFetridge Drive,+1 312 939 2438 www.sheddaquarium.org) e o Field Museum (1400 S Lake Shore Drive, + 1 312 922 9410 , www.fieldmuseum.org).

Ao norte do Chicago River está o River North, uma área cheia de galerias transadas e restaurantes para turistas, enquanto que a região da Gold Coast’s Rush Street está recheada de restaurantes e bares, borbulhando de gente bonita. A leste está a Mecca das compras conhecida como Magnificent Mile e ao lado está a Streeterville, com o Museum of Contemporary Art (220 East Chicago Avenue, tel. +1 312 280 2660, www.mcachicago.org) e o Navy Pier (www.navypier.com), a maior atração turística de Chicago.

Com seus 488 hectares, o Lincoln Park, ao norte da cidade, é o mairo espaço verde dentro do sistema Chicago Park District. Em alguns pontos ao norte, sul e oeste você encontra os fascinantes bairros característicos, ricos em etnias e mergulhados em história. E é passeando nesses bairros que se encontra o verdadeiro coração de Chicago.

A Maratona de Chicago (www.chicagomarathon.com ) é famosa por seu circuito rápido e plano. Atletas de elite e amadores participam do evento anualmente por seu potencial em gerar recordes. Além disso, o percurso oferece um tour por Chicago passando pelos principais marcos históricos da cidade. A corrida ocorre normalmente no mês de outubro.


História Local

A história da cidade é determinada antes e depois do Grande Incêndio de Chicago em 1871, que queimou por quase três dias seguidos, matou centenas de pessoas, destruiu partes inteiras da cidade. O incêndio foi considerado uma das grandes tragédias dos Estados Unidos no século 19, mas grande parte do que foi reconstruído a seguir transformou a Chicago do pobre planejamento urbano e problemática em um centro econômico e comercial de nível internacional. Mais tarde, no século 20, a era dos gângsters como Al Capone colocou a cidade no centro do mapa da criminalidade e da corrupção, onde imperavam os criminoso e a polícia não se corrompeu por causa dos altos salários.


Política Local

A corrupção está sempre na pauta da discussão política. Enquanto os gângsters não contem com forte apoio hoje, o nepotismo, negociações e desvios de dinheiros são um grande problema na política de Chicago. Mesmo assim, muitos moradores enaltecem o lado positivo da cidade, como parques, flores e seu constante crescimento urbano. Embora essa urbanização influencie também a vida rotineira das pessoas que aqui vivem, elas ainda acham – desde o pedreiro até a executiva – que Chicago é uma das melhores cidades dos Estados Unidos para se viver.


Informações úteis

Aeroporto

Chicago tem dois aeroportos: O’Hare International (ORD), a 45 minutos de trem do centro, e a Chicago Midway (MDW) (5700 S Cicero Avenue), a 30 minutos de trem do centro.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois